sábado, 1 de dezembro de 2007

A Terra segundo a Bíblia



Recentemente, após a nova onda de crescimento das religiões, especialmente as pentecostalistas, têm ocorrido cada vez com mais frequência tentativas desesperadas por parte de religiosos de salvar a veracidade bíblica a qualquer custo, apelando para argumentos desenvolvidos há décadas e que há muito foram refutados.

Essas pessoas crêem que a evidência de falhas na Bíblia com relação a assuntos científicos seria um golpe duro na fé Cristã, pois deixaria claro que o seu autor que se alega ser Deus não poderia cometer tais erros. Nem sequer consideram a possibilidade de que no contexto temporal no qual a Bíblia foi escrita seria talvez impraticável, mesmo para uma inteligência superior, revelar conceitos físicos impossíveis de serem compreendidos pelos povos antigos, a não ser que se quisesse transformar tal livro num tratado científico.

E então, através de falaciosas afirmações, de sofismas e valendo-se antes de tudo da ignorância alheia, distorcem totalmente a verdade científica e as próprias interpretações das escrituras, forçando uma harmonia completamente forjada e vazia entre a Revelação Bíblica e a Ciência Acadêmica.

Seria mais lógico dizer que a Ciência é que está errada!

Qualquer tentativa de se adaptar a Gênese Bíblica ao pensamento científico coloca a escritura num plano tão simbólico, hermético e abstrato, que é impossível de ser entendido por alguém sem conhecimentos avançados de hermenêutica, física, simbologia e psicologia, afastando o "Livro Sagrado" do entendimento da maioria das pessoas e tornando sua compreensão possível apenas na contemporaneidade.

Teria o autor da Bíblia escrito passagens que só poderiam ser parcialmente compreendidas milênios mais tarde?

Para exemplificar a atitude daqueles que ainda tentam salvar a validade científica da Bíblia, passemos a três questões no campo da Física, baseadas na Bíblia protestante na versão de João Ferreira de Almeida. E embora seja válido lembrar que o ideal seria uma abordagem no texto original em Aramaico, Hebráico e Grego, com amplos recursos de linguística, hermenêutica e exegese, é proveitoso observar entretanto que os apologistas cristãos que defendem a acurácia científica da Bíblia também não o fazem, usando os versículos em qualquer linguagem.

Sendo assim, adentrando o próprio campo de abordagem usado por tais defensores da inerrância Bíblica, procedo minha refutação da alguns dos mais famosos argumentos em prol da sapiência científica atemporal do Livro Sagrado.

Alguns estusiastas afirmam que a Bíblia:
1 - Nunca declarou o Geocentrismo.
2 - Apresenta o conceito de uma Terra esferóide.
3 - E chegaria ao ponto de subentender a Força Gravitacional.

Vejamos o primeiro ponto.

A BÍBLIA É GEOCÊNTRICA!

De fato a Bíblia não declara explicitamente que o Sol gire em torno da Terra, tal afirmação era feita principalmente por alguns filósofos gregos e alexandrinos e sendo assim a Igreja Católica, influenciada por tais visões, e ignorando propostas Heliocentristas que já existiam antes da própria fundação da Igreja de Roma, assumiu tal postura intransigente, declarando o Heliocentrismo como uma heresia.

O erro teria sido então apenas da Igreja e não da Bíblia? NÃO!

Não se pode eximir a Bíblia de responsabilidade a esse respeito. Por mais que se difame a Igreja Católica não se pode negar que houveram sábios em suas fileiras, cientistas e filósofos trabalharam por mais de mil anos, dentro de uma visão científica e bíblica da realidade e é graças as interpretações destes, especialmente dos teólogos, que a Igreja era convicta ao Geocentrismo.

A tentativa de conciliar Fé e Razão é muito mais antiga do que muitos atuais entusiastas bíblicos afirmam, e no entanto tal parceria jamais foi bem sucedida no caso da religião cristã tradicional. A postura geocentrista da Igreja é baseada em exautisvas interpretações exegéticas e hermenêuticas da Bíblia, e não seria justo dizer que em mais de um milênio os teólogos tiveram uma interpretação tão errônea.

Sendo assim, a postura da Igreja deve-se principalmente ao fato de que a Bíblia, embora não declare explicitamente o Geocentrismo, baseia-se exatamente nele! Como muitas passagens evidenciam.

Obs: Será usada a Bíblia Evangélica nesta análise, pois são os Protestantes que em geral, têm assumido a postura de defender a validade científica Bíblica. Os Católicos não têm apresentado tal preocupação, mas se observarmos as mesmas passagens na Bíblia Católica, o resultado final tende a ser ainda mais desastroso.

JOSUÉ [10]
"12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. 13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro."

JÓ [9]
"5 Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e os transtorna no seu furor; 6 o que sacode a terra do seu lugar, de modo que as suas colunas estremecem; 7 o que dá ordens ao sol, e ele não nasce; o que sela as estrelas;"

ECLESIASTES [1:5]
"O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."


Como é possível alguém retirar da leitura de trechos como esse, a idéia de que é Terra e não o Sol que se move?

Todas essas idéias levavam em conta o senso comum que garantia que o Sol é que se movia em torno da Terra, não havia como interpretar de outro modo. Se voltarmos a Gênese, veremos que tendo sido o Sol criado após a Terra, seria muito mais lógico entender que ele é que gira em torno desta, caso contrário Deus teria feito a Terra girando em torno de um vazio, para só posteriormente colocar o Sol em seu lugar.

Há várias referências relativas ao movimento do Sol e da Lua na Bíblia, mas ABSOLUTAMENTE nenhuma em relação a Terra. A própria Lua é tratada de forma semelhante ao Sol no que se refere a sua movimentação, e esta sim gira em torno da Terra.

Para a Bíblia, Lua e Sol são astros quase iguais em tamanho. Tanto que na passagem de Josué o Sol se deteve SOBRE a cidade de Gibeom, e a Lua se deteve SOBRE o vale de Aijalom. Para a Lua isso até poderia fazer sentido, pois ela 8 é vezes menor que a Terra, mas o Sol é mais de 100 vezes maior! Ele não pode estar sobre uma cidade e não sobre outra. A Bíblia considera o movimento e o tamanho aparente dos astros como se eles fossem de fato Luminares que se movem no céu, como diz a:
GÊNESE [1]
"14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,"


É estranho que seja dito que o luminar menor, a Lua, seja feito para governar a noite, uma vez que a Lua também aparece de dia e nem sempre aparece a noite. E repare que o luminar maior, Sol, é visto como um objeto bem menor que a Terra, a ponto de ser "colocado" num firmamento.

A própria inversão de raciocínio entre o quê gira em torno do quê é mal interpretada. A visão geocêntrica declarava que o Sol executava um movimento de Translação em torno da Terra, e hoje sabemos que é ao contrário. Mas na verdade tal ilusão se deve ao movimento de Rotação da Terra.

Em ABSOLUTAMENTE NENHUMA passagem bíblica há qualquer referência ao fato de que a Terra se mova, quer em torno do Sol ou que gire em torno de si mesma. Antes temos o contrário:
SALMOS [96]
10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.

I CRÔNICAS [16]
30 Trema diante dele toda a terra; o mundo se acha firmado, de modo que se não pode abalar.

JÓ [38] 4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. 5 Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? 6 Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina,


Entretanto como se pode ver claramente em várias passagens, fala-se sobre movimentos da Lua e do Sol, porque são óbvios!

No episódio de Josué detendo o Sol, é evidente que para tal possuir qualquer credibilidade não seria o Sol que deveria ser parado, mas sim o movimento de rotação da Terra, fato que nem de longe é sequer suposto pela Bíblia. Além disso a ciência sabe que tal evento resultaria em inumeráveis catástrofes climáticas e geológicas no planeta, que também não são sugeridos na escritura sagrada.

Tal período de paralisação da Terra, quase um "dia" inteiro ou seja, pelo menos 12 horas, seria sem dúvida devastador, resultando inclusive em aumento da gravidade, além de incontestável e óbvio aumento de temperatura, fatos totalmente ausentes na escritura, e teria deixado evidências geológicas.

Seria mais coerente afirmar que a Ciência é que está errada do que dizer que ela concorda com tal possibilidade.

2 - NA BÍBLIA A TERRA É PLANA!

O mais famoso e usado argumento dos defensores da legitimidade científica da Bíblia é sem dúvida o mais falacioso, o de que a Bíblia já afirmava a "redondeza", como alguns gostam de dizer, de nosso planeta.

Baseiam-se principalmente na seguinte passagem:
ISAÍAS [40:22]
"E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar."


O argumento tenta convencer de que o termo hebráico original pode ser traduzido também por Esfera ou Globo, como algumas traduções menos rigorosas já tem apresentado.

Para início de conversa a Terra não é redonda! É Esferóide, por não ser uma esfera perfeita, Geóide seria o termo mais correto. Afirmar que a Terra é Redonda é bem típico de alguém com pouca rigorosidade a respeito de geometria, baixo rigor este totalmente necessário para aceitar a idéia de que um Círculo pode ser interpretado como uma Esfera.

Círculo é uma figura bidimensional, um polígono de infinitos vértices e infinitos lados.

Esfera é uma figura tridimensional, um poliedro de infinitos vértices e infinitas faces.

Considerando então o restante do versículo, quase sempre omitido pelos apologistas bíblicos, o que combina mais com a idéia de "estender os céus como cortina e desenrolar como tenda"? Faz sentido fazer isso sobre um esfera? Porque então não foi usada uma alegoria similar à que é usada no mesmo livro em ISAÍAS [22:18] "Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso. Ali morrerás, e ali irão os teus magníficos carros, ó tu, opróbrio da casa do teu senhor."?

Mas vamos aceitar a hipótese de que tal passagem poderia mesmo se referir a um globo, e nessa suposição, vejamos como as outras passagens da Bíblia que se referem a Círculo poderiam ficar contextualizadas.

PROVÉRBIOS [8]
1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?
...
22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

JÓ [26]
7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.
8 Prende as águas em suas densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas.
9 Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem.
10 Marcou um limite circular sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam.
11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.


Como podemos ver em Provérbios a Sabedoria narra que já existia enquanto Deus traçava um Círculo sobre a face do abismo, iniciando a construção da Terra evidentemente. Se eu pretendo desenhar um círculo bidimensional num papel, eu posso traça-lo, mas é muito estranho que alguém o faça para construir uma Esfera! Uma forma tridimensional!

Os defensores dessa idéia de que a Bíblia presupunha a esfericidade do planeta omitem uma coisa, a de que a noção primitiva era exatamente de que a Terra era um círculo, plano!

A idéia de uma Terra chata e circular, tal como uma pizza, é muito mais condizente com as passagens anteriores do que a de uma Esfera.

No versículo 29 do Provérbios e no 10 de Jó vemos claramente que havia um Limite para as águas. Por quê?

Por que sem tal limite as águas provavelmente cairiam! No abismo!? Isso precisaria ser sequer cogitado com a idéia de uma Terra esférica? E que naturalmente exigiria uma explicação só fornecida pela força gravitacional?

Há também a clara idéia de que conceitos como cima e sobre, se aplicariam no espaço. Afinal a Terra está sobre o abismo.

Além disso vemos também em Jó e em Amós a palavra Abóbada.

JÓ [22:14]
"Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu."

AMÓS [9:6]
"Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome."


Uma abóbada é uma cúpula, um hemisfério, perfeita para cobrir uma superfície circular tal como a bandeja de uma pizza. O céu seria uma abóbada sobre a Terra, tal como uma tampa hemisférica sobre um círculo plano.

A idéia de tal abóbada, cúpula celeste, não faz o menor sentido numa Terra esférica!

Claro que podemos desconsiderar a abôboda e a substituir por uma "esfera celeste" salpicada de astros, que gira em torno da Terra, como se faziam os eruditos até a Idade Moderna. Isso explicaria o movimento das estrelas, fixas no firmamento, uma vez que a Bíblia nem desconfia de que é a Terra que gira. Isso porém não melhora muito a situação.

JÓ [37:18]
"Acaso podes, como Ele, estender o firmamento, que é sólido como um espelho fundido?"

APOCALIPSE [6:13]
"e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes."


Creio que não seja necessário comentários.

Ainda que os defensores de uma Bíblia condizente com a esfericidade da Terra consigam ignorar tais argumentos, vejamos duas passagens nas quais a idéia de uma terra plana circular é perfeitamente harmônica com a Bíblia.

DANIEL [4]
"10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra.
...
20 A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;"


Esse é o sonho do rei da Babilônia Nabucodonosor, cuja simbologia fora interpretada perfeitamente pelo perspicaz Daniel. Uma Terra plana circular sem dúvida tem um centro, um meio, e qualquer coisa que possua altura suficiente poderia ser vista de todos os pontos deste círculo. Mas faria sentido tal coisa numa Terra esférica?!

Mesmo tal árvore se estendendo ao infinito, quem estivesse na parte oposta do globo terrestre não poderia vê-la!

É claro que tal argumento pode ser sofismado com a alegação que por se tratar de uma profecia baseada num sonho, tal visão não precisaria representar a realidade fisica do mundo. É estranho que um Deus envie uma mensagem utilizando símbolos tão errôneos. Mas se isso não for suficiente veremos que o mesmo erro é cometido novamente numa situação "real", e o pior, dessa vez no Novo Testamento, escrito séculos após Aristóteles deduzir racionalmente a esfericidade do planeta e o próprio princípio da Força Gravitacional.

MATEUS [4:8]
"Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;"

LUCAS [4:5]
"Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo."


Esses são os relatos dos evangelistas a respeito da tentativa de Satanás de corromper Jesus no deserto.

Voltando ao raciocínio anterior, tal idéia faz sentido numa Terra esférica? Não! Mas numa Terra plana sim.

Por mais alta que fosse a montanha, ainda que maior que o Everest, devido a curvatura do planeta não seria possível ver sequer os reinos próximos ao Oriente Médio como a Pérsia, Egito ou Grécia, que dizer de todos do mundo.

A única saída contra tal argumento é abstrair e apelar para um simbolismo exagerado, aniquilando a originalidade do texto e ferindo mesmo a integridade da Bíblia.

Para completar voltemos a passagem de Eclesiastes.

ECLESIASTES [1]
"5 O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."


O Sol "nasce", e depois "se põe", fazendo um movimento em arco sobre a "abóbada" celeste. Mas por que o versículo não complementa dizendo apenas que o Sol volta ao seu ponto de origem, o do "nascer", completando um movimento circular em torno do planeta? Por que precisou usar o termo "corre de volta". A idéia que isso sugere é de que ao invés de ele se deslocar de volta ao local de nascimento da mesma forma que se deslocou ao do poente, e no mesmo tempo, o que seria até bastante óbvio, precisa dizer que "corre".

Simples! Por que após se por atrás do horizonte percorrendo a curvatura da abóbada, o sol "corre" por baixo da terra, provavelmente em linha reta! Caso contrário por que deveria se diferenciar o modo de dizer como ele se move de dia ou de noite?

Não há escapatória, quer gostem o não os crentes, a visão da Bíblia é de uma Terra Plana!

O que mais me entristece é a desonestidade de quem usa a passagem de Isaías para impressionar os leigos sem mencionar as outras únicas duas passagens que se referem também a forma da Terra como círculo, mas que deixam claro que não se poderia entender tal círculo por esfera.

Outros chegam a apelar para a idéia de que uma Terra em círculo é superior pelo menos a idéia de uma Terra quadrada. Entretanto nunca houve em qualquer escala notável, uma crença que declarasse uma Terra plana não circular ou no máximo cilíndrica como diziam alguns filósofos gregos.

Tal atitude só pode ser explicada pela ignorância ou pela falsidade!

A visão de mundo da Bíblia é condizente com uma época onde as aparências induziam todos a crer num mundo plano, apesar de que já haviam sábios, contemporâneos da Bíblia por sinal, que sabiam sobre a esfericidade.

3 - A BÍBLIA JAMAIS DESCONFIOU DA FORÇA GRAVITACIONAL!

Os argumentos dos enganadores que tentam empurrar uma Bíblia científicista se baseiam também em afirmar que ninguém, apenas Deus, poderia saber que a Terra era esférica, ignorando ou desprezando sábios como Aristóteles que no terceiro século antes de Cristo, mesma época dos registros arqueológicos confiáveis mais antigos da Bíblia, deduziu por raciocínio lógico a esfericidade do planeta, apenas observando que no limite do horizonte marítimo os navios desapareciam "descendo" a curvatura global, e que a sombra da Terra na Lua era sempre circular, o que numa Terra plana nem sempre seria possível. Ou seja, enquanto afirmam os entusiastas da cientificidade Bíblica que esta demonstrava conhecimento do mundo superior a sua época, os VERDADEIROS FATOS são que ela na verdade tinha uma visão já defasada!

Embora tenha concebido um sistema solar geocêntrico, Aristóteles fez mais, ele solucionou um enigma que para a mentalidade da época era impossível de ser explicado, e do qual a Bíblia evidentemente nem passa perto. Explicou por quê as coisas que estivessem do outro lado do mundo não "caiam" no vazio, que é o que a Bíblia julga que aconteceria com a água se não sofresse um limite estabelecido por Deus. Aristóteles deduziu no terceiro século AC, que todos os objetos eram atraídos para o centro da Terra! Foi o precursor da gravitação.

E mais! Apesar de dizerem que ele errou ao afirmar que a massa dos corpos os levava a cair mais rapidamente, na verdade não houve tal erro, pois como filósofo ele não fazia experiências! Ele apenas deduziu racionalmente que a força de atração da Terra sobre um objeto de maior massa era mais intensa do que sobre uma de massa menor. A Lei da Gravitação Universal é: "Dois Corpos se atraem na razão direta de suas massas e no quadrado do inverso de suas distâncias."

É claro que entre uma folha de papel e um bola de chumbo não somos capazes de perceber essa diferença mesmo no vácuo, afinal em relação à massa da Terra, a massa destes dois corpos é desprezível.

E é sobre essa questão, a da Força Gravitacional, que ocorre o mais débil argumento em defesa da sapiência científica do livro sagrado. Voltando ao mesmo trecho de Jó.

JÓ [26:7]
"Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada."


Há quem chegue ao ponto de dizer que tal passagem se refira ao campo gravitacional devido a argumentos como o seguinte, apresentado por "teólogos" da Sociedade Torre de Vigília, também conhecidos por Testemunhas de Jeová.

"...Na antiguidade, quando se escreveu a Bíblia, havia muita especulação sobre como a Terra era sustentada no espaço. Alguns acreditavam que a Terra era sustentada por quatro elefantes em pé sobre uma grande tartaruga-do-mar... ( recuso-me a transcrever aqui o raciocínio deturpado que desenvolveram sobre Aristóteles)

10 A Bíblia, porém, em vez de refletir os conceitos fantasiosos, anticientíficos, prevalecentes na época em que foi escrita, simplesmente declarara (por volta do ano 1473 AEC): "[Deus] suspende a terra sobre o nada." (Jó 26:7) No hebraico original, a palavra para "nada" usada aqui significa "nenhuma coisa", e esta é a única vez em que ela ocorre na Bíblia. O quadro que ela apresenta, da Terra cercada por espaço vazio..."


http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/pr/article_03.htm

Comparo esse argumento a alguém que ao comprar um carro usado, desvia o olhar de um pedaço destruído da lataria e insiste em dizer que o carro está em perfeito estado. Pior, quando de repente vê o estrago, diz que isso é exatamente a prova de que o carro está em perfeito estado, pois caso contrário o carro estaria totalmente destruído!

Ele pode até parecer convincente para um leigo ou um racionalmente acomodado, mas não sobrevive a um silogismo. Garante que o fato da Bíblia declarar a Terra suspensa sobre o nada é superior ao da Terra suspensa sobre 4 elefantes e uma tartaruga gigantes. No entando a Terra é suspensa por Deus, da mesma forma que para a mitologia Hindu era suspensa por 4 elefantes e uma tartaruga, e para a mitologia grega era suspensa por Atlas.

E agora a melhor parte, Deus suspende a Terra sobre o Nada! E a tartaruga? Está sobre o quê? Nada! E Atlas? Nada! Não há qualquer vantagem nisso! Se para os Hindus eram precisos animais gigantes ou para os gregos era preciso um titã, para a Bíblia é preciso um Deus! Caso contrário a Terra cairia!

Por quê a Terra precisaria ser suspensa? E ainda mais sobre o nada?

Um garçom precisa suspender uma pizza sobre a mesa, caso contrário ela irá cair. É o mesmo raciocínio da Bíblia.

Os defensores de tal argumento falacioso tentam usar a própria fragilidade do versículo a seu favor, e ainda dizem que o fato de a Terra estar suspensa sobre o nada subentende que essa suspensão se dá devido a força gravitacional!

Se a Terra precisa ser "suspensa", é em relação ao Sol! Para que não "desabe" rumo a ele devido a força de atração, mas o que "suspende", evita tal colisão, é apenas o movimento de translação em torno do Sol, do qual a Bíblia sequer desconfia.

Sendo assim não é a força gravitacional que "suspende" a Terra e sim a energia cinética do movimento de translação, mas é claro que não é sobre isso que a Biblia fala pois sua concepção de mundo é antiga, de que a Terra era um disco plano sustentada por um Deus sobre um abismo ou um nada, coberta por uma abóbada celeste, com um limite demarcado por Deus para que as águas não vazassem para o abismo!

Se tal abismo fosse o espaço em torno da Terra como alguns querem fazer crer, por que se usa "cair" nesse abismo se o mais lógico seria "subir"? Evidentemente a Terra é cercada de Nada por todos os lados, mas na visão bíblica, abaixo deste nada existe um abismo.

DEUTERONÔMIO [33:13]
"De José disse: Abençoada pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo;"


Além disso, a maioria dos eruditos na linguagem Hebráica entendem o termo "Abismo" como sendo o Mar, o que torna a interpretação ainda mais absurda, como pode-se ver na idéia de um Universo Aquático, em oposição ao conceito de Abismo como Espaço.

CONCLUINDO

Sobre o que afirmam os pseudo racionalistas que defendem a cientificidade da Bíblia:

1 - Nunca declarou o Geocentrismo?
Explicitamente não. Mas toda a concepção da Terra na Bíblia É Geocentrista!

2 - Apresenta o conceito de uma Terra esferóide?
Não! A Bíblia Apresenta o Conceito de uma Terra Plana!

3 - E chegaria ao ponto de subentender a Força Gravitacional?
Sem comentários!

Escolhi estas 3 questões por que estão interligadas, mas há inúmeros outras passagens na Bíblia que intepretadas literalmente soam como grosseiros "erros científicos", que da mesma forma só podem ser acobertados através de distorções interpretativas. Eis alguns exemplos do que a Bíblia teria a nos ensinar se insistíssemos em vê-la como cientificamente inerrante:

Biologia:
- Manchas e listras no pêlo de animais são diretamente determinados por ornamentos no ambiente. GÊNESE [30:35-42]

- Lebres ruminam.
- Há Insetos Alados que andam sobre 4 patas.
- Morcegos são aves.
LEVÍTICO [11]

- O grão de trigo tem que morrer para germinar, se não morrer não germina! JOÃO [12:24]
- O grão de mostarda é a menor de todas as sementes, mas cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, e depois se transforma em ávore! MATEUS [13:31-32]

Matemática:
- O valor de PI é 3 exato! I REIS [7:23] II CRÔNICAS [4:2]

Química:
- Ouro enferruja! TIAGO [5:3] E pode ser transparente como vidro! APOCALIPSE [21:21]

Saúde:
- Nascendo um menino, a mãe é considerada imunda por 40 dias, se for menina, imunda por 80 dias. LEVÍTICO [12]
- Sangue de animais sacrificados esterilizam doenças. LEVÍTICO [14]
- A mulher menstruada é tratada como leprosa, tendo que ficar isolada por 7 dias. LEVÍTICO [15]

E isso tudo sem falar em Criacionismo, Dilúvio, Homens Gigantes, Dragões e etc.

fonte http://www.evo.bio.br/LAYOUT/terrabiblica.html

23 comentários:

Anônimo disse...

que Deus tenha misericordia da vida de vocês, quem sabe quando você morrer e for por inferno ai você vai acreditar no Senhor Deus Todo Poderoso da biblia!!!

Anônimo disse...

Sou tecnico em eletronica e informatica, projetei um telefone para surdos e um testador automatico de cabos...entrei pra faculdade e curso teologia...e nas minhas pesquisas da Bíblia e da ciência não encontrei incoerencia alguma entre elas...As observações deste site fazem uma terrivel confusão entre trechos simbolicos e reais das Escrituras Sagradas. O autor do site deve estudar....Não basta querer criticar, é preciso estudar.

Wolfbr disse...

ambos falaram que minhas afirmações estavam erradas, então, me mostre onde estão presentes os equívocos, teologia? legal, a ciência que estuda como roubar dinheiro dos outros

a bíblia é literal quando convêm e é real quando convêm.

----
Não basta querer criticar, é preciso estudar.
---
faça isso, você tá precisando ;)
-

aqui tem muitos equívocos do suposto livro sagrando ;)
http://bibliadocetico.sites.uol.com.br/

Anônimo disse...

Simplesmente lamentável, e em muito do seu conteúdo: sem sentido!!

As duras críticas, (pois é disso que se trata o texto desse blog) aliás, não poderíamos esperar uma outra posição de um ateu, são antes de tudo, muito, mas muito confusas, misturando textos literais, com simbólicos (mas isso e completamente compreensível, em se tratando de alguém que NÃO possue o Espírito Santo de Deus, para lhe explicar os pontos onde a ciência, simplesmente, "se bate". Mas vamos em frente...
Em primeiro lugar, é preciso que algumas pessoas entendam, que a bíblia NÃO é um livro cientifico, ela não tem essa preocupação. É ridículo (para dizer o mínimo) ver alguém que não acredita em Deus, achar que nós cristãos, queremos "provar" que a bíblia é um livro cientifico, o que nós fazemos é siplesmente apontar algumas de suas passagens, para fatos que são "descobertos", hoje pela ciência. E mais: a bíblia de forma alguma precisa de alguma comprovação cientifica, para ser aceitar por nós, ou por quem tem fé em Deus. Quem disse isso???
Na verdade são os incrédulos, que NÃO possuem discernimento espiritual, que ficam tentando provar a veracidade da bíblia "cientificamente", para então um dia que sabe, pensarem em crer nela. Mas creio que os que assim pensam, nunca irão crer na bíblia, INFELIZMENTE, pois ela é um livro, escrito de forma que existem passagens que podem ser entendidas e "desvendadas", pelo estudo teológico, sistemático, mas existem passagens que só poderão ser entendidas pela revelação divina, através do Espírito Santo de Deus! E é justamente aí que os ateus e afins, caem vergonhosamente em seus comentários falaciosos e agressivos em relação à bíblia sagrada.
Olha, com todo respeito, mas existem aqui nesse blog, comparações tão absurdas, criticas tão impertinentes, que até uma criança dedicada, da escola bíblica dominical de alguma congregação evangélica de nosso país, poderia responder. Por isso, nem me darei ao trabalho de refutá-las. Pois prefiro me dedicar a assuntos mais interessantes, a debater argumentações que mostrem um mínimo de entendimento das escrituras, das interpretações das suas passagens, sejam elas simbólicas, ou literais (aliás, o autor das críticas contidas nesse blog, deveria procurar saber o que quer dizer essa palavra) e até da ciência.
Mas será sempre assim: aqueles que são incrédulos, consequentemente não tendo assim, o Espírito Santo de Deus (que é o maior professor, de todos), farão sempre questionamentos infantis, e intelecto-espiritualmente sem sentido, como esses que vimos aqui, mas é compreensível.
Um ateu pode ler, e reler a bíblia, mas NUNCA a entenderá, do ponto de vista espiritual, simbólico, ou profético. Apenas podem decorar algumas de suas passagens, e depois usá-las INDEVIDAMENTE, unindo-as às suas típica falácias, numa tentativa de deturpar a palavra de Deus, e confundir aqueles que nela acreditam. Mas não terão sucesso!
Temos que estudar sempre e bastante, buscar adquirir e acumular conhecimento. Isso é fato! Mas aqui fica um conselho para alguns:
Não baseiem suas vidas em TUDO o que a "ciência" diz, pois como sabemos a ela é o cunjunto de conhecimentos adquiridos em várias áreas da vida humana. Mas quem corre atrás desses conhecimentos, e os organiza, montando assim as suas teorias, leis e livros, é o homem, e como tal, ele é FALHO, sujeito a erros, pecador, e de modo algum é perfeito, aliás está muito longe disso. Por isso, a "ciência" NÃO é pura, e muito menos perfeita.
Ela também erra! Pois os próprios cientistas já "foram" e "voltaram", em muitas de suas afirmações e conclusões.
Precisamos da ciência, e devemos estudá-la, mas nunca "endeusá-la"!
O único que não erra, é Deus!!!

Anônimo disse...

Deus não existe e toda religião é uma bosta,coisa de gente infantil e retardada.

O estudo acima está correto,os "primitivos" achavam isso mesmo,que a terra era dessa forma.
Era a maneira que eles tinha de interpretar o mundo a sua volta.

É preciso esquecer esse povo,as bases da nossa civilização não são Judaicas-cristãs,são Gregas/romanas/egipcias/persas e etc...

E Inferno é uma coisa que inventaram para voce aceitar pelo medo o que não pode ser aceito pela razão e bom senso.

INFERNO DE CÚ É ROLA!!!

Wolfbr disse...

como um livro supostamente, inspirado pelo próprio deus supostamente "perfeito", poderia ter erros?
2\3 da população mundial está pouco se linchando para o seu livrinho sagrado escrito a mais de 2.000 anos atras por pessoas que queriam manipular as outras e ganhar dinheiro,dando em troca desta droga chamada fé.

a bíblia foi feita para ter várias interpretações, assim, a religião poderia sobreviver por mais tempo, em em vários tipos de culturas diferentes. porque você acha que existem igrejas\seitas no cristianismo?

-a "ciência" NÃO é pura, e muito menos perfeita.
Ela também erra! Pois os próprios cientistas já "foram" e "voltaram", em muitas de suas afirmações e conclusões. -

nem a bíblia é perfeita, vai no site da bíblia do cético e você encontrará muitos erros no livro "perfeito", da mesma maneira que muitos cientistas foram e voltaram, a igreja também, hoje eles não queimas "bruxas" como se fazia na idade média, estão até falando que não existe inferno e que Adão e Eva era 2 povos distintos.

-O único que não erra, é Deus!!!
-
então, porque ele se "arrependeu de ter criado o homem, e resolveu destruir tudo"? será que as coisas não saíram como planejado(e ele é onisciente).

ele foi justo na morte das pessoas no Egito, sendo que a treta dele era o faraó? e porquê ele endureceu o coração de faraó? ele queria que as pessoas sofressem?
porque ele colocou a árvore do bem e do mal no paraíso se o mesmo sabia que Adão e Eva o comeriam?
Porque ele permite que milhares de pessoas morram de fome todos os anos? porque o mundo está deste jeito? cade o seu deus que ninguém vê? ele é o mestre do pique esconde? quem criou deus? o que ele ficou fazendo antes de criar tudo? se ele é infinito amor, porque ele cria seres que estão predestinados a irem para o inferno? porque o seu deus, é tão semelhantes aos deuses pagãos? com tantos deuses(muitos bem mais antigos que jeová), como saber que o deus que você escolheu é o correto?

são tantas perguntas que eu faria a ele, mas como ele não existe, é só uma criação do homem, eu não poderei perguntar nada, até porque deus só fala através dos pastores, haha.

Anônimo disse...

Deus existe sim!
se ele não existisse qual seria o significado para sua existência?
ele deu livre arbítrio de você acreditar ou não nele!

Anônimo disse...

"se ele não existisse qual seria o significado para sua existência?"Viver!
Estudar, conviver e conhecer tudo que compõe este mundo já é um ÓTIMO motivo para estar vivo, mas para pessoas fúteis que não buscam objetivos na vida a religião é um prato cheio!
"Argumento" MUITO fraco...

"ele deu livre arbítrio de você acreditar ou não nele!"O problema aqui é que se você usufruir deste "livre-arbítrio" você vai ser enviado ao inferno para ser torturado eternamente. :D
Isso pra mim torna esse teórico "livre-arbítrio" uma piada de humor negro.

Você deveria se perguntar, porque você acredita neste deus bíblico. Provavelmente você cresceu sendo persuadido para tal, assim como eu e praticamente todos aqui no Brasil.

Uma vez que uma criança, que está em desenvolvimento intelectual, monta uma realidade em sua mente, é quase impossível para reverter o processo, caso esteja profundamente envolvida com esta realidade.
Em alguns casos, como o meu, consegue questionar-se, e detêm o próprio ponto de vista. Ao começar julgando que o deus cristão não é "toda a bondade" que fazem você acreditar, ele é insano e não respeita diversidades.

Basta ler sua bíblia, de forma neutra, sem um pré-conceito de que tudo que está ali é certo, analise-a por aquilo que você julga CORRETO. Será que você realmente a aceitaria como legítima e verdadeira se não tivesse a influência de toda a sociedade religiosa lhe dizendo que é a verdade absoluta?!

Mesmo se o deus cristão existisse, eu não o apoiaria, pois não aprovo escravidão, assassinatos, sacrifícios de sangue, intolerância com o direito e liberdade de outros seres, submetendo-os aos seus próprios padrões e principalmente por te julgar ímpio ou justo, partindo do princípio de você amar ele ou não, não importando se você é uma pessoa boa ou não.

Você precisa amá-lo ou então será destinado a sofrer pela ETERNIDADE!
Isso porque ele te AMA! Imagine se odiasse hahah :P

Anônimo disse...

--O único que não erra, é Deus!!! COM CERTEZA
- Então, porque ele se "arrependeu de ter criado o homem, e resolveu destruir tudo"? será que as coisas não saíram como planejado(e ele é onisciente).
Quando se refere ao Deus Criador dos céus e da terra, o pronome Ele começa com letra maiúscula, e antes de falar do Deus Todo Poderoso lave a boca e mesmo assim dobre os seus joelhos.
- Ele se ENTRISTECEU e não se arrependeu. O tradutor do texto é que não entendeu.
José Ribeiro

www.averdadepresente.com.br

Anônimo disse...

O único que não erra, é Deus!!! COM CERTEZA.
- Então, porque ele se "arrependeu de ter criado o homem, e resolveu destruir tudo"? será que as coisas não saíram como planejado(e ele é onisciente).

Quando se refere ao Deus Criador dos céus e da terra, o pronome Ele começa com letra maiúscula, e antes de falar do Deus Todo Poderoso lave a boca e mesmo assim dobre os seus joelhos.
- Ele se ENTRISTECEU e não se arrependeu. O tradutor do texto é que não entendeu.

José Ribeiro.

www.averdadepresente.com.br

Wolfbr disse...

Quando se refere ao Deus Criador dos céus e da terra, o pronome Ele começa com letra maiúscula, e antes de falar do Deus Todo Poderoso lave a boca e mesmo assim dobre os seus joelhos.
- Ele se ENTRISTECEU e não se arrependeu. O tradutor do texto é que não entendeu.

entao como vocês podem confiar na biblia? quem nao garante que conceitos que vc segue não sejam errados porque foram mau traduzidos? maldito é o homem que confia em outro homem- quem escreveu a bíblia? homens não? por isso ela tem tantos erros, é inperfeita ; )

entristecer/arrepender da no mesmo, pois se ele realmente soubesse de tudo que iria acontecer não representaria sentimento algum, pois tudo aquilo já havia sido previsto, isso é, ele criou seres que o mesmo já sabia estarem condenados ao sofrimento eterno, deus bondozo não?

Anônimo disse...

Comecei a ler o artigo,pois não pode o mesmo ser considerado uma pesquisa,e me enfadei.O artigo revela falta de conhecimento e indisposição ao estudo e pesquisa,o que não tras de forma alguma avanço aos leitores.Lamento pelo o cidadão que nem mesmo sabe o que defende.Vejo que ele é um reflexo de um estudioso,e não estudioso.

Wolfbr disse...

você está livre para reportar possiveis erros que este ou qualquer outro artigo do blog possa ter, falar somente que "está errado" "não prova nada", mostre-me argumentos, argumentos...

Antonio Adlei disse...

É incrível o que uma mente tomada pela má-fé pode produzir.

Caro redator do post e tantos outros ouvintes de boa-fé:

- Vamos partir de um pressuposto:
- Como você explica a complexidade e perfeição de todo o corpo humano com seu espantoso e harmonioso funcionamento?

O corpo humano possui mecanismo de auto-monitoramento, detecção de irregularidades e auto-defesa. Ninguém precisa mandar o suor cair, ou os olho fecharem na iminência de serem atingidos; entre outras maravilhas. O mecanismo de regeneração das células é fenomenal!!!

Nem precisamos falar do espantoso e complexo existente na natureza, com a cadeia alimentar, fotossíntese, ciclos e mais ciclos que, a priori, são perfeitos!!!

Portanto, urge a indagação:

- Como se negar a existência de um Deus Todo-Poderoso frente a existência de tudo isso?
- Como preferir atribuir ao acaso e acreditar em fábulas infinitamente mais difíceis do que acreditar nos ensimentos bíblico????

O problema é que o fato de as pessoas se esforçarem em descreditar a Bíblia não é pq duvidam da confiração de seus ensinos na natureza, como aduz o post, mas porque ela REPROVA TODA A LIBERTINAGEM, HOMOSSEXUALIDADE, ADULTÉRIO, MENTIRAS, CONSUMISMO, FALTA DE AMOR, BEBEDIÇES, USOS DE DROGAS, ALIMENTOS IMPUROS E DEGRADANTES, VAIDADE, AMOR PRÓPRIO, EGOÍSMO, AMOR AO DINHEIRO.

E NINGUÉM QUER ABRIR MÃO DISSO PARA ADORAR A DEUS. PREFEREM ACREDITAR EM SUAS PRÓPRIAS FORÇAS E FICAREM ENTREGUES A SATANAS DO QUE FAZER A VONTADE DE DEUS E ACEITA-LO COMO SENHOR DE SUAS VIDAS.

A BÍBLIA PREGA O AMOR MÚTUO, A ABNEGAÇÃO, ABSTENÇÃO DE TUDO QUE É MALÉFICO à SAÚDE, DIZ PARA VIRARMOS A OUTRA FACE, PARA DARMOS A QUEM LHE PEDE, A SERMOS COMPASSIVOS COM POBRES, PRESOS, ENFERMOS, A AMARMOS OS NOSSO INIMIGOS, A NÃO NOS CONFORMARMOS COM ESTE MUNDO MAS TRANSFORMÁ-LO PELO PODER DE DEUS.

Não estou dizendo que faço tudo isso (pois sei que vão logo me acusar disso) mas verdadeiramente me esforço para tal. Mas, daí ao ponto de descreditar um livro que traz tantos ensim]namentos de caráter superiores a tudo o que se prega nesse mundo por meros sofismas e acusações infgundadas???? É demais!!!!!

A BÍBLIA NOS DÁ TODAS AS RESPOSTAS, DO INÍCIO AO FIM DO MUNDO. MAS POUCOS AS QUEREM ACEITAR.

Esse post se apega a textos simbólicos e a forças de expressão usadas na bíblia para dizer que a mesma ensina mentiras. Quando a´Bíblia fala em parar o sol, é o mesmo quando hoje falamos em "nascer" ou "por-do-sol"!!! NA verdade o sol nãonasce nem morre, apenas partes da terra ficam ocultas à incidências de seus raios. Mesmo sabendo disso, nós dizemos que tais expressões estão erradas??? Não, porque somos nós mesmo que a usamos.

Mas quando se trata da Bíblia (o livro que reprova nosso modo errôneo de viver), logo tratamos de ridicularizá-la, lançar ao descrédito, difamá-la.

Hipócritas!!!! Caluniadores!!!

Caso não se arrependam, a sua parte na perdição eterna está reservada desde a fundação dos Séculos!!!!

Que Deus continue tendo misericórdia de todos nós e nos dando a oprtunidade de nos arrepender de nossos pecados e nos achegarmos a ele!!!

Anônimo disse...

Não adianta querer interpretar a Bíblia por conta própria. Ela é um livro Sagrado, que está acima da nossa sabedoria, somente quando tentamos estudá-la com alguma das pessoas que todos os dias fazem a pregação do Reino de Jeová, é que podemos expressar nossos conhecimentos a respeito dela.

Anônimo disse...

Cálculos demográficos mostram que, da pré-história aos dias atuais, já teriam nascido mais de 107 bilhões de humanos; e mesmo não contando os que ainda nascerão, a verborragia bíblica de que “Só 144 mil serão escolhidos”, prova que o “Sacrifício” de Jesus NÃO PRESTOU; e que após o “juízo final” a maioria das almas irá mesmo é para o “Fogo eterno”.

Embora Yeshua tenha pulado dos Relatórios policiais para as versões religiosas, tenha conquistado a simpatia dos místicos, ignorantes ou desavisados, e a “luz” de Yeshua ainda brilhe como “Jesus Cristo”; Yeshua foi apenas um “transgressor”, Lucas 22:35-38, que sofreu, foi executado e foi mercadejado pelas instituições religiosas.
No PDF “Jesus foi assassinado”, veja porque seria melhor procurar outro “Salvador”...
O PDF tem ferramentas para AMPLIAR as cerca de 300 belíssimas imagens sobre um “Deus” sem vontade própria, que foi assassinado mesmo implorando para não ser sacrificado.

http://pt.calameo.com/read/00034268051d0e4d0af03


Lisandro Hubris e SAGREDUS
Editora t.calameo.com/upload
2010
Brasil

Anônimo disse...

Caro Marcus, estou respondendo a um membro da comunidade "NOVO TESTAMENTO DESMASCARADO" que baseou-se num dos inúmeros erros que comete por aqui, sou um dos moderadores de lá, se desejar, pode ler, a comunidade é aberta, ou ainda se inscrever lá e debater conosco, JUDEUS E NOAHIDES com nível intelectual bem, digamos, hehehe, elevado!

As postagens que farei estarão disponíveis no domingo próximo! 07/11/10.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1189506&tid=5481133556967354985&na=3&nst=308&nid=1189506-5481133556967354985-5524898337944675352

Depois, se tiver tempo, reproduzuo-as aqui, mas o convite já está feito!

Não perca, certamente poderá aprender muito por lá!

Anônimo disse...

Post perfeito. Não esquente com o que esses fanáticos falam, pois já sofreram lavagem cerebral em virtude da convivência em uma sociedade altamente religiosa(que pode ser cristã, muçulmana, budista...dá tudo no mesmo!). São programados para defender e propagar suas crenças de maneira cega e irremediável, uma vez que a resposta mais curta é sempre a mais facil de ser aceita como a verdade. E como sempre, eles irão dizer que tem pena daqueles que vão contra suas convicções e que esses por estarem errados serão castigados severamente... Sinceramente, prefiro a mitologia Cristã a Grega só pelo fato desta ser tão caricata e ao mesmo tempo tão criativa.

nailson disse...

a respeito do sol !, abençoado naquele tempo o homem nao saibia se era a terra que girava em torno do sol, por isso Deus falou que iria deter o sol para que o homen entender-se o que Deus iria fazer, QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE TODOS E QUE A SALVAÇAO POSSA ALCANSA-LOS A TODOS.

nailson disse...

assim como no tempo de noe, Deus avisou o povo de tudo que iria acontecer mas o povo nao creu, assim hoje Deus te manda dizer prepare-te, pois o filho de Deus estar vindo novamente buscar aqueles que reconhecer o sofrimento de cristo no calvario, os que nao acreditarem vao ser jogados no lago de fogo e enxofre, que Deus tenha missericordia de voçes

Morena... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Santos disse...

Por que os cristãos, em vez de postar ameaças de tortura eterna, não refutam o post?

Será que é porque iriam defender o indefensável?

Anônimo disse...

O Fato é que vc vai morrer um dia desses aí, pq seus dias são limitados, e vc querendo ou não, acreditando no que a Biblia Sagrada diz ou não, vc vai bater de frente com Deus. Quero ver vc falar que vai viver na terra pra sempre, se quiser acreditar nisso vire T.J.kkkkkkkk