terça-feira, 30 de outubro de 2007

10 mandamentos.

Quanto aos padrões de ética da Bíblia... Vamos relembrar os Dez Mandamentos (o principal código de moral da Bíblia):


1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
- Amar Deus (ou qualquer um) da boca pra fora é fácil. Se um tirano psicopata iniciasse a Terceira Guerra Mundial e matasse todos os que se dizem cristãos, quantos cristãos você acha que enfrentariam a morte? Poucos, muito poucos. Todos amam a si próprios acima de Deus.

2. Não invocar o Seu santo nome em vão.
- Isso é uma coisa que quase todo mundo faz. Inclusive sacerdotes.

3. Guardar os domingos e festas.
- O mandamento original dizia respeito ao sábado, mas a Igreja Católica Apostólica Romana tem tanto respeito pelas leis de Deus que mudou o dia santo para algo mais conveniente. Sem mais comentários aqui.

4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
- Você não precisa da Bíblia para respeitar seus pais (ou superiores, outra "correção" da ICAR). Isso depende principalmente da educação que eles lhe deram e de sua personalidade.

5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
- A Constituição de cada país, a educação que você recebeu dos seus pais e a sua mentalidade já se encarregam disso.

6. Não pecar contra a castidade (em palavras ou em obras).
- Parece que a maior parte da população insiste em desrespeitar esse mandamento se houver uma tentação forte. Se você pretende trair seu(ua) parceiro(a), depende exclusivamente de você.

7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
- Leia o que eu disse a respeito do 5º mandamento.

8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
- Outro mandamento que quase ninguém obedece. Para salvar a própria pele ou desmoralizar um inimigo, a maioria das pessoas é capaz de tudo...

9. Não desejar a mulher do próximo.
- Certo. De agora em diante, Angelina Jolie é uma baranga e eu não quero vê-la nem pintada de ouro.

10. Não cobiçar as coisas alheias.
- Se as pessoas pararem de cobiçar os celulares, video games e carros alheios, a economia mundial simplesmente pára.

Esse é o meu pequeno resumo a respeito do assunto. Repare que os mandamentos aqui postados são a versão católica dos Dez Mandamentos. É idêntica à versão bíblica, mas com algumas pequenas alterações para torná-los mais convenientes à "Santa" Igreja...

5 comentários:

Anônimo disse...

a maior prova da existencia de Deus e de Jesus é que os ateus ficam querendo justificar as suas não existencia.Quem ou qual pessoa depois de milenios consegue ainda ser discutido com tanta paixão?Porque não se duvida da existencia de Buda? porque ele foi visivel?eu tambem não o vi mas sei que ele existiu e tem poucos seguidores,enquanto Jesus mesmo passando milenios continua arrebatando multidões.Que poder é esse se não é divino?Apenas pensem nisso e deem espaço em seus corações para Conhece-lo.

Wolfbr disse...

se você não sabe, 2\3 da população mundial estão pouco se lixando para o cristianismo, e outra, não há "nada" que comprove a existência de jesus cristo ;)

se ele é onipresente, então por que ele nunca aparece?

Anônimo disse...

Na minha opinião quando os dez mandamentos foram recebidos por Moisés, aquele povo não tinha Constituição,acredito que por isso foi necessário se instituir leis para que eles se respeitassem.
No Novo Testamento Jesus Cristo, segundo os evangelistas, deu uma nova redação aos dez mandamentos quando disse: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Quem se ama se respeita e respeita os outros (não rouba, não mata e não comete os outros "crimes" dos mandamentos.
Isot pra mim é o que importa: os seres humanos se amarem e se respeitarem, independente de quem instituiu isso, se foi jesus Cristo, ótimo, se não foi, acredito que a Lei ainda vale como código de convivência.
Nossa sociedade anda tão sem moral e tão sem educação que seria muito bom que pelo menos algum destes mandamentos fossem respeitados.
É o que penso!

Wolfbr disse...

se você não sabe, os 10 mandamentos eram antigas leis egípcias, o Moisés apenas as trouxe do egito.
ele subiu na montanha, escreveu na pedra,desceu o monte e falou que o foi o dedo de deus escreveu aquilo, e pra variar, o povo ignorante acreditou.

Unknown disse...

entre o sol e deus são a mesma proporção de desejos realizados