terça-feira, 15 de abril de 2008

POR QUE ME TORNEI ATEU

O homem é condenado à morte por ter nascido, se fosse pelo pecado original, o que eu teria de haver com isso?
Qual a minha parcela de culpa por Adão ter comido a maçã da Eva?
Por que Deus então criaria o sexo?
Se o homem é imagem e semelhança de Deus, logo Deus também tem sexo. E ali no jardim do Éden, Adão e Eva, nus, não seria óbvio que a sexualidade se afloraria?
Será que Deus não imaginou isto? Afinal, Deus não sabe o futuro?
É claro que Moisés, quando inventou a criação desse modo, quis simbolizar o fruto proibido que seria o sexo, ou então, que mal teria comer uma simples maçã, a ponto de esse pequeno ato condenar zilhões de pobres almas a viverem no inferno do mundo e depois no inferno eterno? Por não terem seguido os rígidos mandamentos políticos judaicos, e posteriormente cristãos?
E assim perdura ater hoje: A palavra, a verdade. Incontestável, inquestionável. Um manual para aproveitadores, tiranos e facínoras ficarem milionários e manterem a ordem (basta ler na história como foi construído o império do Vaticano).
Hoje, na era do capitalismo desenfreado e midiático, é simples ganhar dinheiro à custa do sofrimento alheio, basta ter o talento da argumentação e da retórica e aprender a selecionar os aforismos bíblicos.
A religião evangélica, a que mais se beneficiou com isso porque, além do mais, não pagam impostos e tem o aval do governo, pois quando os políticos roubam e desviam o dinheiro da saúde, da educação, de geração de empregos, enfim do social, a religião evangélica tem a incumbência de amansar o rebanho, e a responsabilidade de todo despotismo passa a ser da culpa do diabo, do encosto, da macumba, mas que- segundo eles- pode ser revertida toda situação de derrota pela fé. Quanto maior o problema, mais fé é preciso ter e consequentemente mais dinheiro é preciso dar, como dizem os pastores: Quem da à semente é quem semeia, ou é dando que se recebe.
A religião evangélica cura doenças, traz fortunas, isso é possível? Na maioria dos casos eu duvido, e, em outros é aplicada à famosa lei da coincidência. Liberta dos vícios da droga? Não, apenas há uma troca de droga.
No caso da religião católica, vemos constantemente, novamente, o pecado da maçã, mas nos casos dos padres, geralmente eles comem a banana.
Na religião espírita (não vou entrar em detalhes), mas para quem conhece a filosofia idealista platônica, sabe que Allan Kardec copiou ponto por ponto essa farsa de reencarnação.
Nas religiões Afro-brasileiras, umbanda, candomblé, quimbanda, só vou falar que é nada menos uma imitação idêntica (só mudam os nomes) dos deuses pagãos gregos. Os delírios alucinados, a psicanálise explica sem se aprofundar no assunto.
Desde que desembacei as lentes dos meus olhos e comecei a enxergar a vida como ela é, e a questionar essas verdades, as contra-questões mais comuns são: Então quem criou o mundo? De onde vem o sol? As flores? O mar? A estrela?
Ora, não é mais lógico acreditar que o universo é que é eterno e que sempre existiu? Então se sempre existiu ninguém o criou?
Se isso é um absurdo, da eternidade do universo, então, quem criou Deus? Essa pergunta nem o mais sábio dos teólogos saberia responder, somente os ateus: Quem criou Deus?Óbvio, o homem!
Nietzsche explica que o homem precisa de ilusões para viver. Isso é natural, afinal, sabermos que nascemos para morrer, que somos cadáveres adiados como diria Fernando Pessoa, aterroriza qualquer um que se conscientiza de sua finitude, mas colocar os pés no chão ao invés de viver no sono dogmático de paraíso, inferno, castigo, pecado e aceitar que tudo que vive tem começo, meio e fim e que o sofrimento faz parte da vida e assim aproveitar cada minuto da melhor maneira possível, com humanismo, ética, paixão, romance, arte, o mundo seria mais habitável, porque se acreditar em Deus traz benefícios, o Brasil que mais de 90% da população se diz crente; não seria um dos mais violentos, um dos mais desiguais, um dos mais preconceituosos, um dos mais corruptos nesse grande paradoxo entre o que se jura acreditar e o que se faz na pratica.

Marcos Ribeiro

fonte:
http://poesiafilosofiarte.blogspot.com/2008/01/por-que-me-tornei-ateu.html

Nenhum comentário: