segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desbancando um texto crente em 33 argumentos

Um amigo meu me passou um texto teísta chamado "Vestibular para ateus" com 33 perguntas "impossíveis de responder". Eu tiro 5,0 em biologia, mas essas questões (não tão ridículas assim) eu consegui responder, saca só:

1 - Supondo que sua mente seja o resultado de processos não guiados por meio da seleção natural, como você sabe que a seleção natural produziu a sua mente?

Através da especiação de células para a função de neurônios. Essas células se especializaram ainda mais, se desenvolvendo para funções como a do Lobo Frontal ou a do Córtex cerebral. Por meio de passagens químicas nas sinapses, é possível a formação de pensamentos a 240 km/h

2 - Cite apenas UM exemplo inequívoco de formação de uma nova espécie mediante o acúmulo de mutações.

Pois bem. Que tal o vírus H1N1 da Gripe Suína? Ele não passa de uma mutação do vírus da gripe espanhola, quando transmitido de humanos para porcos.

3 - Como se deu o surgimento dos órgãos sexuais nos seres vivos machos e fêmeas?

Novamente, a especiação de células por meio da seleção natural. Algumas células faziam funções melhores que outras. Então elas se juntaram com células que desempenhavam melhor as outras funções. Já está provado que isso acontece por meio dos experimentos com mitocôndrias realizados por Lynn Margurlis.

4 – Cite exemplos que demonstrem que os vírus, as bactérias, as plantas e os animais estão todos inter-relacionados.

Bom, para começar, os vírus não passam de mutações e réplicas mal-feitas de células de seres vivos. Além disso, animais não geram energia por si próprios. As plantas, por meio da fotossíntese, sim. Então os animais herbívoros e onívoros comem plantas para obter essa energia e aminoácidos essenciais, e depois servem de alimento para os animais carnívoros e predatórios. Quando os animais e plantas morrem (muitas vezes por meio da ação de microorganismo invasores), as bactérias e fungos sapófritos entram em ação, decompondo esses seres e liberando nitrogênio na atmosfera e no solo. Nitrogênio esse usado pelas plantas na fotossíntese, reiniciando o ciclo.

5 – Por que a maioria das espécies sexuadas apresenta números aproximadamente iguais de machos e fêmeas?

O DNA é formado por uma hélice dupla de material genético. Cada fita contém um número n de genes alelos. Cada um desses genes contém uma informação. Nas espécies sexuadas, há os cromossomos sexuais “x” (feminino) e “y” (masculino). Durante a divisão meiótica no macho, há o crossing over e a separação das novas fitas. Sendo assim, cada espermatozóide tem uma chance de 50% de ser “x” ou “y”. Isso tende a deixar as coisas equilibradas.

6 – Cite exemplos que indiquem que os protozoários deram origem aos metazoários.

Pra começar que os protozoários são a evolução de células procariontes que contiveram o núcleo. Novamente, a teoria da endossimbiose de Lynn Margulis explica. Células que desempenhavam bem uma função se ligaram a células que desempenhavam bem outras funções, por pura questão de sobrevivência. Assim surgiram os seres multicelulares. Isso pode ser observado em laboratório, em máquinas que simulem o caldo primordial da teoria de Bakunin.

7 – De que forma se deu o aparecimento das diferenças dos órgãos sexuais entre seres vivos?

Um importante fator evolutivo é a recombinação gênica. Para que haja isso, é necessário que hajam estruturas e células que façam o papel de algum dos sexos. Em algumas espécies, um mesmo ser desempenha as duas funções. Em outros, seres diferentes. A seleção natural se preocupou em moldar isso.

8 - Por que tudo ocorreu praticamente da mesma forma em todos os grupos de seres vivos?

Da mesma forma ONDE? Nem na bíblia. Cada reino desempenha uma função diferente nas biosferas e algumas espécies surgiram antes no mundo do que outras. Além disso, até mesmo quando animais e plantas sugiram, o mundo ainda estava concentrado na Pangea.

9 - Como pôde em grupos diferentes e em locais igualmente diferentes a evolução ter sido idêntica?

Como já foi dito, quando todos os reinos surgiram, o mundo ainda estava na Pangéia, então não foram exatamente “lugares diferentes”. Além disso, não foi idêntica. Em cada lugar a evolução se deu como a seleção natural e o ambiente pediam que ela se desse. Você não vê bananeiras em estepes, vê?

10 - E por que o sexo foi uma alternativa da evolução?

Necessidade de recombinação gênica. Não basta mais que isso.

11 – Cite exemplos demonstrando que os vários filos de invertebrados estão inter-relacionados.

Insetos se alimentam de outros insetos, por exemplo. Mas filos diferentes? Diversas espécies dos filos Porífera e Cnidária servem de abrigo e proteção para moluscos, por exemplo.

12 - A abiogênese faz parte ou não da abordagem ta teoria evolutiva?

A abiogênese clássica não. O que está cientificamente provado pelo experimento de Stanley Miller, e de total acordo com as idéias de Darwin, é que coacervados se formaram a partir de moléculas inorgânicas na atmosfera primitiva

3 – Se a abiogênese não é da alçada da Teoria da Evolução, por que então nos melhores livros didáticos (do fundamental II ao ensino superior) uma coisa está tão ligada à outra?

Leia a resposta anterior.

14 - Se a abiogênese faz parte do modelo darwinista, não estaria ele substituindo os "mitos religiosos" por "contos de fadas para adultos"?

Não, pois uma coisa é dizer que uma coisa cientificamente provada e que pode ser observada deu origem a aminoácidos numa atmosfera primitiva. Outra é dizer que um ser humano inteiro surgiu do barro por intervenção alheia.

15 – Por que a teoria da evolução não produziu ainda modelo teórico para a origem da vida que realmente funcione?

Como não? O neo-darwinismo está provado como correto. Novas espécies de insetos surgem a cada 10 anos mais ou menos. Geneticistas conseguiram mutar um ser em outro a partir de engenharia genética. Além disso, a evolução não explica a origem da vida, mas das espécies. O que explica a origem da vida é a teoria de Bakunin e os experimentos de Miller.

16 - Cite exemplos que corroborem a firmação de que os peixes, répteis, aves e mamíferos tiveram origem ancestral comum.

Claro. O fato de todo o código genético deles estar presente também nas esponjas, os primeiros animais a surgirem na Terra. Sugiro alugar um documentário do Dischovery Channel explicando a questão para mais detalhes.

17 – Cite exemplos que sustente a tese de que os invertebrados deram origem aos vertebrados.

Os peixes são extremamente parecidos com as lampreias, e retém diversas características de invertebrados aquáticos mais desenvolvidos.

18 - São os cientistas "objetivos", "neutros" e dignos de confiança nas suas pesquisas?

A neutralidade está instituída como parte do método científico, bem como o ceticismo e a auto-correção, então eles me parecem bem mais dignos de confiança do que muitos televangelistas ou do que um livro escrito há 5000 anos que afirma que morcegos são aves ou que coelhos ruminam.­

19 - Como explicar as muitas fraudes ocorridas e que ainda ocorrem nos meios científicos?

Carl Sagan disserta sobre isso em seu livro “Um Mundo Assombrado por Demônios”. Muitos cientistas são motivados por seus patrocinadores, ganância ou ânsia de fama. Mas logo eles são postos à prova, desmentidos e não ficam registrados na história. Devolvendo a questão, porque há muito mais casos de fraude no meio religioso do que no científico?

20 - Por que as dificuldades teórico-empíricas do neodarwinismo não são apresentadas ao público de um modo geral?

Elas são. O grande público é que rejeita elas ou não as entende. Mas quem quiser saber sobre o assunto pode consultar a biblioteca mais próxima ou jogar no Google. Muito embora o Neo-Darwinismo já tenha sido provado como verdadeiro.

21 - Por que os jornalistas da área de ciência não fazem distinção entre Teoria Especial da Evolução (micro-evoluções, intra-espécies, empiricamente comprovadas) e a Teoria Geral da Evolução (macro-evoluções, inter-espécies, empiricamente não-comprovadas)?

Porque ambas as teorias são relacionadas.

22 - Por que a recusa dos darwinistas em reconhecer sua incapacidade quanto à evolução dos sistemas complexos das máquinas moleculares?

Incapacidade? Aonde? Me mostra? Mais uma vez: experimento de Stanley Miller + teoria da endossimbiose + genética = prova. Ou você acha que simplesmente geramos mitocôndrias?

23 - Existem falhas na Teoria da Evolução?

Não exatamente falhas, mas lacunas, que foram preenchidas com a genética Mendeliana.

24 - Pode o acaso explicar por que tenha um dia um outro macaco, de nome Shakespeare, nascido, crescido e sentido a urgência indeclinável de escrever Hamlet? (Penna: “Polemos”)

Não. Tampouco Deus pode. O caso seria explicado por outras ciências, como a História e a Literatura. Devemos entender o contexto em que Shakespeare viveu, onde estudou, os movimentos literários da época, dentre outras coisas.­

25 - Pode a loteria explicar a Nona Sinfonia de Beethoven? (idem)

Não se deu por satisfeito? A loteria determinou que surgiria um gênio como Beethoven, dentre milhões de pessoas, e que ele nasceria numa família que teria condições de incentivar essa genialidade e fazer com que ele tivesse capacidade de desenvolver isso.

26 - Seria realmente válida a teoria ortodoxa neodarwinista moderna ao propor que, pela seleção natural, o acaso conduz necessariamente ao progresso do ameba primitivo ao Homo sapiens, e do Homo sapiens a gênios como Platão, Shakespeare, Kant, Beethoven, Einstein ou Neumann? (idem).

Sim. E se tudo isso não passa de uma dádiva de Deus, porque os citados Platão e Einstein não acreditavam em Deus ou Iavé? Ambos desprezavam a religião. E mais. Porque houveram gênios como Musashi ou Lao Tse que nunca ouviram falar de Cristo? E porque o ápice do cristianismo foi o tempo em que houve menos desenvolvimento tecnológico e cultural?

27 - Que mudanças teriam dado origem ao "homem moderno"?

Principalmente o capitalismo e a terceira revolução industrial.

28 - Quando teriam acontecido, e por quê?

Fim do renascimento (e conseqüentemente declínio do cristianismo) e segunda metade do século XX, respectivamente.


29 - Será que o homem vai continuar a evoluir ou o Homo sapiens tornou-se obsoleto o processo de evolução?

Ah, com certeza evoluirá, mas esse é um processo que leva milênios. Ou você acha que é que nem no Pokémon, onde um ser brilha e evolui para outro? Prova disso são os “homens-mutados”, como o estadunidense que consegue grudar 32 kg de metal na pele (assim como seus filhos), o chinês que vê com perfeição no escuro ou o francês que consegue digerir metal e vidro perfeitamente. Mas um fator a ser considerado é que o ser humano, graças à medicina moderna, desacelerou o processo de seleção natural.

30 - Quem, afinal, são os “favoráveis” e os “desfavoráveis” na seleção natural?

Não há isso. Há as exigências que o ambiente impõe.

31 - Na seleção sexual, supondo que o macho escolhe a fêmea pelos seus aspectos mais atraentes, e a fêmea escolhe o macho pela sua força física e mental, não seria essa essas escolhas meramente subjetivas?
'
Não é sempre assim que funciona. Em uma determinada espécie de pássaros, por exemplo, o macho deve construir um ninho e adorná-lo com coisas azuis. O que mais tiver objetos azuis certamente será o que a fêmea escolherá. Outro exemplo são os pavões, em que o macho tem que ser atraente, não a fêmea.
'
32 - Por que os encantos das fêmeas e a força do macho são as características mais seletivas?
'
Ler resposta anterior. Além disso, em muitos casos o fator decisivo são os feromônios. Por exemplo, nos cães, quando a fêmea entra no cio, ela exala feromônios que atraem os machos.
'
33 - Cite exemplos que demonstre que a Teoria da Evolução se encaixa na tese de Karl Popper, da falseabilidade.
'
A análise de DNA dos seres vivos mostra que eles possuem ancestrais, seja na forma de fósseis ou mesmo de seres atuais. Por isso podemos concluir que “todos os seres vivos evoluíram de outros” e fazer com que isso se encaixe na fórmula http://upload.wikimedia.org/math/a/3/9/a39b47102b189aff5d6b8f7f9474b037.png

fonte: desconhecido

6 comentários:

lobisomem disse...

Se algo nao existe, entao sua existencia nao deve ser discutida, se áteus discutem é pq há um medo implicito e terrivel desse Deus realmente existir...Deus é esperitual, nao vai encontra-lo no material,assim como muitos dos que falam dele nao o encontraram, por que afinal ele conhece voce, e nao encontrou qualidades suficientes para poder conhece-lo.... continue sua missao, vc serve muito bem para que os verdadeiramente bons provem sua fé....

Anônimo disse...

Ainda bem que não existe, mas a maldade atribuida a ele existe no imaginário e até agora os castigos foram executado por homens e não por deuses...veja a queima das bruxas e atualmente os atentados terroristas.

Brazilianshiva disse...

Para lobisomen: se esse deus nao existente fosse privado, nao precisariamos discuti-lo. Mas quando esse deus eh o impulso para suicidas, quando o papa diz que AIDS eh ruim, mas camisinha eh pior ainda em uma Africa morrendo de Aids, quando esse ou aquele "representante" de deus diz que o Katrina foi um castigo para os homossexuais, etc, etc, precisamos ser responsaveis e colocar o folclore e conto de fadas das religioes onde eles merecem.

Anônimo disse...

Neste primeiro endereço você pode ver provas da descoberta da arca de Noé e em muitos outros endereços basta ver no youtube e no google. No segundo vc verá provas da travessia do mar vermelho:

http://www.youtube.com/watch?v=DKf288dTiXc

http://www.slideshare.net/ribercor/travessia-no-mar-vermelho-aconteceu-e-est-provado-presentation

http://www.youtube.com/watch?v=fiGLRoON6Bs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=gD1S-AKU654

http://www.youtube.com/watch?v=FdGMyO1XLdU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DKf288dTiXc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=fiGLRoON6Bs&feature=related

A MÍDIA BRASILEIRA NADA FALA SOBRE O ASSUNTO! PORQUE SERÁ? NÃO QUEREM QUE VC SAIBA QUE VC CREIA NA BIBLIA E EM DEUS. QUEREM CRIAR GERAÇÕES DE ATEUS. A ARCA É APENAS MAIS UMA PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS E QUE AS PROFECIAS E REVELAÇÃOES REALMENTE EXISTEM VISTO QUE COMO ALGUEM CONSTRUIRIAM UMA ARCA POR DÉCADAS SE NÃO FOSSE REVELADO POR DEUS QUE O DILÚVIO ACONTECERIA. O DILÚVIO FOI O JUÍZO DE DEUS SOBRE A HUMANIDADE DA ÉPOCA QUE ESTAVA INCRÉDULO E DISTANTE DE DEUS VIVENDO EM DESOBEDIENCIA A ELE. HOJE A HISTÓRIA SE REPETE E A BIBLIA ASSIM COMO FALOU DA ARCA COMO SALVAÇÃO PARA AQUELES QUE CRECEM E EMBARCASSEM NELA MESMO SEM O MENOR SINAL DE CHUVA, MUITOS SOMBARAM DE NOE E ACHAVAM QUE SE EXISTISSE UM DEUS ELE JAMAIS EXERCERIA JUIZO SOBRE ELES. SE ENGANARAM. O DILUVIO VEIO E EXTERMINOU TODA UMA GERAÇÃO. DEUS EXISTE E A BIBLIA FALA DE UM OUTRO JUIZO DE DEUS QUE ESTÁ PRA VIR E NOSSA ARCA É JESUS. VOCE VAI FICAR NA MESMA COMO OS DA ÉPOCA DE NOÉ.

Anônimo disse...

Provas da Arca de Noé? kkkkkkkk.

É melhor fazer um curso, anti-trolagem para saber quais noticias são reais e quais não são caro anônimo.

Anônimo disse...

qual é o sentido da vida em ser ateu ? o que faz um ser tentar passar sua vida inteira tentando explicar o que ele não consegue ? teorias ateias jamais serão comprovadas sabe por que ? porque humanos são criaturas e não o criador ! como se explica seres, planetas e fatores trabalharem e funcionarem perfeitamente após uma explosão ? quem fez essa explosão ? de onde veio o nada ? eu respondo isso que os ateus chamam de processo natural é apenas umas das maneiras humanas falhas de tentar explicar o óbvio que se existe um projeto logo existe um arquiteto ! só cegos em sabedoria e ignorância não podem perceber isso .