quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Conrtradições da Biblia !!

Paulo disse, "Porque Deus não é de confusão" (I Corintios 14:33), no entanto nenhum outro livro produziu tanta confusão até hoje do que a bíblia! Existem centenas de igrejas e seitas, todas usando as "Escrituras inspiradas" para defender suas doutrinas conflitantes.

Por que teólogos treinados diferem entre si? Por que os tradutores discordam acerca de expressões gregas e hebraicas? Por que tanta confusão? Não deveria um documento que foi "Divinamente Inspirado" por um Deus onipotente e onisciente ser o mais claro possível?

"Porque, se a trombeta der sonido incerto," Paulo escreveu em I Coríntios 14:8, "quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar." Exatamente! Paulo deveria ter praticado o que havia pregado. Por quase dois milênios, a bíblia tem produzido o mais "incerto sonido".

O problema não é com as limitações humanas, como alguns dizem. O problema é com a bíblia em si. Pessoas livres de qualquer viés religioso percebem que a biblia contém centenas de divergencias. Deveria nos surpreender quando tal literatura e mistura moral, levada seriamente, lavasse a tanta discórdia. Aqui está um breve exemplo de contradições biblicas.

Devemos Matar?

* Êxodo 20:13 "Não Matarás"
* Levítico 24:17 "Quem matar alguém, será morto"

vs.

* Êxodo 32:27 "mas teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu SENHOR."
* I Samuel 6:19 "... feriu deles setenta homens; então o povo chorou, porquanto o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles"
* I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada."
* Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés"
* Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."

Para uma discussão sobre a defesa de os Mandamentos proibirem somente assassinatos, veja "Murder, He Wrote" ("Assassinato, Ele Escreveu"), capítulo 27 (Losing Faith In Faith: From Preacher To Atheist).

Devemos Mentir?

* Êxodo 20:16 "Não dirás falso testemunho contra teu próximo"
* Provérbios 12:22 "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR."

vs.

* I Reis 22:23 "Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o que é mau contra ti."
* II Tessalonicenses 2:11 "É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira."

Also, compare Joshua 2:4-6 with James 2:25.

Devemos Roubar?

* Êxodo 20:15 "Não furtarás"
* Levítico 19:13 "Não oprimirás o teu próximo nem o roubarás."

vs.

* Êxodo 3:22 "e despojareis os egípcios."
* Êxodo 12:35-36 "Fizeram, pois os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés... E despojaram os egípcios."
* Lucas 19:29-34 "[Jesus] enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrar, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que o soltais? respondereis assim: Porque o Senhor precisa dele. E indo os que foram mandados, acharam segundo lhes dissera Jesus. Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? Responderam: Porque o SENHOR precisa dele."

Sempre aprendi desde criança que pegar algo sem pedir é roubo.

Devemos Guardar o Sábado?

* Êxodo 20:8 "Lembra do dia de sábado, para o santificar."
* Êxodo 31:14 "Portanto guardareis o sábado porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo."
* Êxodo 31:15 "Qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto."
* Números 15:32,36 "Estando pois os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado... o trouxeram a Moisés e a Arão...o SENHOR disse a Moisés: Tal homem será morto...e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés."

vs.

* Isaias 1:13 "O incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene."
* João 5:16 "E os judeus perseguiam a Jesus porque fazia estas cousas no sábado."1
* Colossenses 2:16 "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados."

Devemos Fazer Imagens Sagradas?

* Êxodo 20:4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."
* Levítico 26:1 "Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela."
* Deuteronômio 27:15 "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição."

vs.

* Êxodo 25:1,2,18 "Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta...Farás dois querubins de ouro; de ouro batido farás, nas duas extremidades do propiciatório."
* I Reis 7:15,16,23,25 "[O Rei Salomão] Formou duas colunas de bronze; A altura de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência. Também fez dois capitéis de fundição de bronze...Fez também o mar de fundição, redondo, de dez côvados duma borda até à outra borda, e de cinco de alto; e um fio de trinta côvados era a medida de sua circunferência. [e assim por diante]."2

Somos Salvos Por Obras?

* Efésios 2:8,9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
* Romanos 3:20,28 "Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei...Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei."
* Gálatas 2:16 "Sabendo contudo que, o homem não é justificado por obras da lei, e sim, mediante a fé em Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fossemos justificados pela fé e, Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado."

vs.

* Tiago 2:24 "Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente."
* Mateus 19 16-21 "E eis que alguém, aproximando-se lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus...guarda os mandamentos...Replicou-lhe o jovem:Tudo isso tenho observado; que me faltas ainda? Disse lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me.

A defesa usual aqui é que "nós somos salvos pela fé e pelas obras". Mas Paulo disse "não vem das obras"

Boas Obras Devem Ser Vistas?

* Mateus 5:16 "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estás no céus.
* I Pedro 2:12 "Mantendo exemplar o vosso procedimento para com os gentios, para que...observando-vos em vossas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação."

vs.

* Mateus 6:1-4 "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai Celeste...para que tua esmola fique em secreto: e teu Pai que vê em secreto te recompensará."
* Mateus 23:3,5 "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles [Fariseus] vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras...Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens."

Devemos Ter Escravos?

* Levíticos 25:45-46 "Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós,... e vos serão de possessão...perpetuamente os fareis servir."
* Gênesis 9:25 "E [Noé] disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos."
* Êxodo 21:2,7 "Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá fôrro de graça...Se um vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos."
* Joel 3:8 "Venderei vossos filhos e vossas filhas aos filhos de Judá, e estes aos sabeus, a uma nação remota, porque o SENHOR o disse."
* Lucas 12:47,48 [Jesus falando] "Aquele servo porém que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade; será punido com muitos açoites. Aquele, porém que não soube a vontade do seu senhor e fez cousas dignas de reprovação, levará poucos açoites."
* Colossenses 3:22 "Servos obedecei em tudo a vossos senhores."

vs.

* Isaias 58:6 "Desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo."
* Mateus 23:8-10 "Vós, porém não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre...porque um só é vosso Guia, o Cristo."

Versos da bíblia a favor da escravidão foram citados por muitas igrejas no Sul (dos EUA) durante a Guerra Civil, e foram usados por alguns teólogos na Igreja Reformada Holandesa para justificar o apartheid na África do Sul. Há muito mais versos pró-escravidão do que os citados aqui.

Deus Muda de Opinião?

* Malaquias 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo."
* Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?"
* Ezequiel 24:14 "Eu, o SENHOR, o disse: Será assim, e assim e eu o farei; não tornarei atrás, não pouparei nem me arrependerei."
* Tiago 1:17 "...descendo do Pai das Luzes, em que não pode existir variação, ou sombra de mudança."

vs.

* Êxodo 32:14 "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo."
* Gênesis 6:6,7 "Então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra...Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...porque me arrependo de os haver feito."
* Jonas 3:10 "E Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez."

Veja também II Reis 20:1-7, Números 16:20-35, Números 16:44-50.

Em Gênesis 18:23-33, tenta barganhar com o SENHOR sobre o numero mínimo de justos requeridos em Sodoma para que a mesma não fosse destruída, o numero de 50 baixou para 10. (Um Deus onisciente deveria ter sabido que estava jogando com as esperanças de misericórdia de Abraão - ele destruiu a cidade assim mesmo.)3

Somos Punidos Pelo Pecado de Nossos Pais?

* Êxodo 20:5 "Porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." (repetido em Deuteronômio 5:9)
* Êxodo 34:6-7 "...SENHOR Deus compassivo, clemente...ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos até a terceira e quarta geração."
* I Coríntios 15:22 "Porque assim como em Adão todos morrem..."

vs.

* Ezequiel 18:20 "...O filho não levará a iniqüidade do pai..."
* Deuteronômio 24:16 "Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais: cada qual será morto pelo seu pecado."

Deus é Bom ou é Mal?

* Salmos 145:9 "Deus é bom para todos..."
* Deuteronômio 32:4 "...Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é Justo e reto."

vs.

* Isaias 45:7 "Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o SENHOR, faço todas estas cousas." See "Out of Context" for more on Isaiah 45:7.
* Lamentações 3:38 "Acaso não procede do altíssimo assim o mal como o bem?"
* Jeremias 18:11 "...Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros..."
* Ezequiel 20:25,26 "Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver; e permiti que eles se contaminassem com seus dons sacrificiais, como quando queimavam a fogo tudo o que abre a madre, para horrorizá-los a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR."

Deus Prova as Pessoas?

* Tiago 1:13 "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta."

vs.

* Gênesis 22:1 "Depois dessas cousas pôs Deus Abraão à prova..."

Deus é Pacifico?

* Romanos 15:33 "E o Deus da paz seja com todos vós."
* Isaías 2:4 "Estes converterão as suas espadas em relhas de arados, e suas lanças em podadeiras: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais guerra."

vs.

* Êxodo 15:3 "O SENHOR é homem de guerra."
* Joel 3:9-10 "...Apregoai guerra santa; suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjarei espadas de vossas relhas de arado, e lanças de vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte."4

Jesus Era Pacifico?

* João 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou."
* Atos 10:36 "Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus cristo."
* Lucas 2:14 "...E paz na terra entres os homens..."

vs.

* Mateus 10:34-36 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa."
* Lucas 22:36 "Então lhes disse...o que não tem espada, venda sua capa e compre uma."

Jesus Era Confiável?

* João 8:14 "Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro..."

vs.

* João 5:31 "Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro."

Para a versão em inglês da bíblia, as palavras "Record" e "witness" dos versos acima provém da mesma palavra grega (martyria), que significa "testemunha".

Devemos Insultar as Pessoas?

* Mateus 5:22 "...E quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." [Jesus falando]

vs.

* Mateus 23:17 "Insensatos e cegos..." [Jesus falando]
* Salmos 14:1 "Diz o insensato no seu coração: não há Deus."

Alguém Já Viu Deus?

* João 1:18 "Ninguém jamais viu a Deus." repetido em I João 4:12
* Êxodo 33:20 "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."
* João 6:46 "Não que alguém tenha visto ao pai, salvo aquele que vem de Deus [Jesus]; este o tem visto."
* I John 4:12 "Ninguém jamais viu a Deus."

vs.

* Gênesis 32:30 "Vi a Deus face a face."
* Êxodo 33:11 "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo."
* Isaías 6:1 "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo."
* Jó 42:5 "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."

Quantos Deuses Existem?

* Deuteronômio 6:4 "O SENHOR vosso Deus é o único."

vs.

* Gênesis 1:26 "Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança."
* Gênesis 3:22 "Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal."5
* I João 5:7 "E há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e esses três são um."6

Não ajuda muito dizer que a terceira pessoa utilizada se refere ao "nós" proveniente da autoridade. Tal uso implica a inclusão de todas as autoridades sob a liderança do rei. Invocar a Trindade não resolve nada, pois tal idéia é mais contraditória que o problema que tenta resolver.

Todos Somos Pecadores?

* Romanos 3:23 "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
* Romanos 3:10 "Como está escrito: Não há justo, nem sequer um."
* Salmos 14:3 "...Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer."

vs.

* Jó 1:1 "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem integro e reto, temente a Deus."
* Gênesis 7:1 "Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração."
* Lucas 1:6 "Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do SENHOR."

Qual a Idade de Acazias?

* II Reis 8:26 "Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar."

vs.

* II Crônicas 22:2 "Tinha quarenta e dois anos quando começou a reinar [Acazias]."

Devemos Fazer Juramento?

* Números 30:2 "Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou juramento... não violará a sua palavra; segundo tudo que prometeu fará."
* Gênesis 21:22-24,31 "Agora, pois, jura-me aqui por Deus que não me mentiras...Respondeu Abraão: Juro...Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porque ali juraram eles ambos."
* Hebreus 6:13-17 "Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo...Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim toda contenda. Por isso quando Deus quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento."

Veja também Gênesis 22:15-19, Gênesis 31:53, e Juizes 11:30-39.

vs.

* Mateus 5:34-37 "Eu porém vos digo: De modo algum jureis: Nem pelo céu, por ser o trono de Deus...nem pela terra...nem jures pela tua cabeça...Seja porém a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno."
* Tiago 5:12 "...não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em juízo."

Quando Jesus Foi Crucificado?

* Marcos 15:25 "Era a hora terceira quando o crucificaram."

vs.

* João 19:14-15 "E era a parasceve[sexta feira] pascal, cerca da sexta hora; e disse aos judeus: Eis aqui vosso rei. Eles porém clamaram...crucificai-o."

Uma defesa ad hoc para esta contradição é que havia dois métodos de contar o tempo. Nunca se mostrou que este seria o caso aqui.7

Devemos Obedecer a Lei?

* I Pedro 2:13 "Sujeitai-vos a toda autoridade humana . . . quer ao rei, como soberano, quer aos governadores."
* Mateus 22:21 "Dai, pois, a César o que é de César."

Veja também Romanos 13:1,7 e Tito 3:1.

vs.

* Atos 5:29 "Importa antes obedecer a Deus que aos homens."

Quantos Animais Haviam na Arca?

* Gênesis 6:19 "De tudo o que vive, de toda carne, dois e cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca."
* Gênesis 7:8-9 "Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara."
* Gênesis 7:15 "De toda a carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca."

vs.

* Gênesis 7:2 "De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea."8

O Homem e a Mulher Foram Criados Iguais?

* Gênesis 1:27 "Criou Deus pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

vs.

* Gênesis 2:18,23 "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só: farlhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea...E disse o homem: Esta, afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada."

As Árvores Foram Criadas Antes dos Humanos?

* Gênesis 1:12-31 "A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie, e árvores que davam fruto cuja semente estava nele, conforme a sua espécie...Houve tarde e manhã, o terceiro dia...Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...Houve tarde e manhã, o sexto dia."

Vs

* Gênesis 2:5-9 "Não havia nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma planta do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Então formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra...E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradável à vista e boa para alimento."9

Mical Teve Filhos?

* II Samuel 6:23 "E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte."

vs.

* II Samuel 21:8 "Mas o rei tomou os dois filhos de Rizpa . . . e os cinco filhos de Mical filha de Saul."10

Quantos Cavalos Tinha Salomão?

* I Reis 4:26 "Tinha Salomão quarenta mil cavalos em estrebarias para os seus carros."

vs.

* II Crônicas 9:25 "Tinha Salomão quatro mil cavalos em estrebarias para os seus carros."

Os Homens de Saulo Ouviram Uma Voz?

* Atos 9:7 "Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo contudo, ninguém."

vs.

* Atos 22:9 "Os que estavam comigo viram a luz, sem contudo perceber o sentido da voz de quem falava comigo."11

(Para mais detalhes sobre esta contradição, com uma análise de lingüística das palavras gregas, veja "Did Paul's Men Hear A Voice?"? por Dan Barker, publicado no The Skeptical Review 1994#1, o texto é em inglês.)

Deus é Onipotente?

* Jeremias 32:27 "Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso haveria cousa demasiadamente maravilhosa para mim?"
* Mateus 19:26 "Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível."

vs.

* Juizes 1:19 "Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro."

Deus Vive na Luz?

* I Timóteo 6:15-16 "...O Rei dos reis e o Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem nenhum jamais viu."
* Tiago 1:17 "Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descende do pai das luzes..."
* João 12:35 "Disse-lhes então Jesus: . . . pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai."
* Jó 18:18 "Da luz o lançarão nas trevas [os ímpios], e o afugentarão do mundo."
* Daniel 2:22 "Ele [Deus] revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." Veja também Salmos 143:3, II Corintios 6:14, e Hebreus 12:18-22.

vs.

* I Reis 8:12 "Então disse Salomão: O SENHOR declarou que habita em trevas espessas." (Repetido em II Crônicas 6:1)
* II Samuel 22:12 "Por pavilhão pôs, ao redor de si, trevas, ajuntamento de águas, nuvens dos céus."
* Salmos 18:11 "Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão."
* Salmos 97:1-2 "Reina o SENHOR, Regozije-se a terra...nuvens e escuridão o rodeiam."

Deus Aceita Sacrifício Humano?

* Deuteronômio 12:31 "Não farás assim ao SENHOR teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses: pois até a seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses."

vs.

* Gênesis 22:2 "Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."
* Êxodo 22:29 "Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas; o primogênito de teus filhos me darás."
* Juizes 11:30-39 "Fez Jefté um voto ao SENHOR, e disse: Se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, quem primeiro na porta de minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto. Assim Jefté foi de encontro aos filhos de Amon...e o SENHOR os entregou nas mãos de Jefté...vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças...ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim ela jamais foi possuída por varão."
* II Samuel 21:8-14 "Porém tomou o rei [Davi] os dois filhos de Rispa...também os cinco filhos de Merabe12...e os entregou nas mãos dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte perante o SENHOR; caíram os sete juntamente. Foram mortos nos dias da ceifa...depois disto Deus se tornou favorável para com a terra."
* Hebreus 10:10-12 "...temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas... Jesus, porém, tendo oferecido para sempre, um único sacrifico pelos pecados, assentou-se à destra de Deus."13
* I Corinthians 5:7 " . . . Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado."

Quem Foi o Pai de José?

* Mateus 1:16 "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus."

vs.

* Lucas 3:23 "Ora tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli."14

***

Este capítulo foi inicialmente impresso como um "não-trato", uma versão dos livres pensadores de um trato (não proselitista). Desde que ele foi publicado pela primeira vez, eu tenho recebido diversas respostas de Cristãos que pensam que essas contradições são triviais ou facilmente explicáveis. Embora nenhuma "explicação" tenha sido convincente. A maioria deles fazem suas "lições de casa", inventando defesas imediatas sobre o que a bíblia "poderia querer dizer", ou divisando explicações criativas que na verdade pioram o problema. Por exemplo, um Cristão, concordando com Eusébio, explicou que "Não deverás levantar falso testemunho" não proíbe mentiras, e que Deus na verdade quer digamos falsidades se isso favorecer o reino dos céus.

Muitas das tentativas de defesa são argumentos do silêncio. Alguns defensores afirmam que uma vez que o escritor de João não diz que não houve mais mulheres que visitaram a tumba com Maria, então é errado acusá-lo de contradizer os outros evangelistas que dizem que havia um grupo de mulheres. Mas este é um não-argumento. Com esse tipo de raciocínio, eu poderia dizer que as pessoas que acompanharam Maria à tumba incluíram Madre Tereza, Elvis Presley e Paul Bunyan. Já que o escritor de João não exclui especificamente essas pessoas, então não como provar que isso não seja verdade - se tal lógica frágil for válida.

Todas as contradições acima foram cuidadosamente estudadas, e quando necessário a línguas originais foram consultadas. Embora seja sempre sábio considerar as línguas originais, por quê isso seria necessário com a "palavra de Deus"? Uma divindade onipotente, onisciente, deveria fazer sua mensagem, de suma importância, inequivocamente clara para qualquer um, em qualquer lugar, em todas as épocas. Ninguém deveria ter de aprender uma língua morta para obter a mensagem de Deus, especialmente uma língua antiga sobre a qual há muita discordância entre peritos. Se as traduções para o Inglês são falhas ou imprecisas, então Deus falhou em passar sua mensagem para os que falam tal idioma. Um fundamentalista de verdade deveria considerar a versão inglesa da bíblia tão perfeita quanto a original, pois se admitirmos que o erro humano seja possível em uma tradução, então teria sido igualmente possível na escrita original. (Alguns fundamentalistas afirmam que a "King James Version" é perfeita. Um pastor supostamente disse, "Se a 'King James Version' foi boa o suficiente para o Apóstolo Paulo, então é boa o suficiente para mim.") Se algum contradição existe em Inglês, então a bíblia é contraditória.

A lista acima de trinta e três contradições é uma porção muito pequena das milhares de discrepâncias bíblicas que foram catalogadas por literatos. Veja "Leave No Stone Unturned" ("Não Deixe Nenhuma Pedra Sem Virar") para dezessete contradições adicionais, específicas sobre a ressurreição de Jesus. Uma publicação mensal, "Biblical Errancy" ("Desvio Bíblico"), é inteiramente dedicada a esse assunto (publicada por Dennis McKinsey, 3158 Sherwood Park Drive, Springfield OH, 45505).8 Mesmo se algum defensor da bíblia fosse eliminar todos as contradições acima (e ninguém chegou perto), nós estaríamos ainda apenas arranhando a superfície. A bíblia é um livro falho. Extraído de Losing Faith In Faith: From Preacher To Atheist, Capítulo 23 © Copyright 1992 de Dan Barker. Todos os Direitos Reservados.

Favor não distribuir cópias deste capítulo nesta forma..

Perdendo a Fé na Fé: De Pastor a Ateísta de Dan Barker pode ser comprado da Freedom From Religion Foundation, Inc., PO Box 750, Madison WI 53701

Uma versão deste capítulo está disponível como um não-trato (numa forma muito mais breve) preparada para distribuir aos religionistas.

Notas dos Tradutores

1 - Neste trecho percebemos claramente como o Novo Testamento insita o ódio aos judeus. Nele percebemos que quando os judeus são bons com Cristo, estes são chamados de "povo de Deus", quando são maus são chamados de "judeus" apenas. Esquecem-se porém que Jesus era um judeu, considerado um traidor por seu povo, pois profanava o que eles tinham como sagrado. Muitos cadáveres do holocausto foram culpa de trechos como este. Voltar

2 - Neste trecho particularmente, percebe-se um erro de cálculo geométrico. Para o objeto aqui descrito ter tais medidas seria necessário que o valor de PI, que é a razão do diâmetro de um circulo para sua conferência, fosse de 3,0 e não de 3,14 como teimam em dizer as leis da matemática e da geometria. (Análise completa, pode ser vista em http://www.geocities.com/gilson_medufpr/literal.html). Voltar

3 - Pois conhecemos muito bem a história, mesmo que a mesma não tenha sido citada nem registrada em qualquer documento além da Bíblia, o que leva a crer que tal evento nunca ocorreu (Vide http://www.geocities.com/gilson_medufpr/literal.html). Voltar

4 - Vemos neste trecho claro conteúdo político, o que é muito comum no velho testamento. Voltar

5 - Uma observação que também vale a pena registrar é acerca do primeiro versículo da bíblia onde se lê: "No princípio, Deus criou os céus e a terra." A palavra hebráica que se refere a Deus usada na bíblia original é "elohim" que na verdade é o plural de Deus, a tradução correta seria "No princípio, os Deuses criaram os céus e a terra." Voltar

6 - Na Bíblia usada no Brasil, em I João 5:7 lê-se "E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade". A versão apresentada no texto é a tradução da "King James Bible", usada nos EUA. Voltar

7 - Fato que também vale comentar é que Jesus foi pregado nos pulsos, pois as mãos simplesmente rasgariam com o peso de Cristo, e a Cruz que todos conhecemos na verdade mais provavelmente era apenas um tronco, sem aquele pedaço de madeira pregado de forma horizontal, isto se diz pois era assim que tradicionalmente os criminosos eram crucificados. Voltar

8 - Perguntinhas bem simples: 1ª - Quando as águas baixaram todos animais foram soltos. Até ai tudo bem, mas e se um tigre por exemplo devorasse uma zebra? Esta seria extinta visto que não teria como reproduzir-se? Ou os animais carnivoros ficaram de jejum? 2ª - Havia dinossauros na arca? 3ª - Se todos os animais do planeta estavam na arca, por quê só existem cangurus na Austrália, zebras e leões na África, pingüins na Antártida, etc? Visto que se a "história" de Noé fosse verdadeira os animais deveriam ser os mesmos em todos os continentes. Voltar

9 - Confira em Gênesis 2:16 "Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas." Neste trecho percebemos dois erros: 1° a luz foi criada depois das plantas, que como sabemos morreriam ou congeladas ou mortas por falta de fotossíntese. 2° a lua é vista aqui como um "mini sol" que produz a luz por si. Na verdade a luz da lua vem do sol mesmo. Também percebemos que só astros que são vistos a olho nu são descritos na bíblia, outros planetas e corpos celestes são completamente ignorados pelo livro sagrado. Naquele tempo não havia luneta. Voltar

10 - Na Bíblia usada no Brasil, em II Samuel 21:8 lê-se "como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul". A versão apresentada é a tradução da "King James Bible", usada nos EUA. Voltar

11 - Na "King James Bible", usada nos EUA, em Atos 22:9 lê-se "but they heard not the voice of him that spake to me" ("mas eles não ouviram a voz daquele que falou comigo"). A versão apresentada é a usada no Brasil. Voltar

12 - Na "King James Bible", usada nos EUA, em II Samuel 21:8 lê-se "and the five sons of Michal the daughter of Saul" ("e os cinco filhos de Mical filha de Saul"). A versão apresentada é a usada no Brasil. Voltar

13 - Tais versículos deveriam ser censurados, pois além de serem profundamente abomináveis a pessoas mais humanas, são um apelo a rituais satânicos. A bíblia assim o ensina. Voltar

14 - Eu não poderia deixar de comentar uma contradição berrante que ocorre em João 20: 1-4. Ao comparar com os outros evangelistas como por exemplo em Mateus 28: 1-5. Eu fique ruborizado de vergonha, e prefiro que você tire suas conclusões por si lendo os mesmos. Lembro a você que a Bíblia não foi escrita de uma vez só, mas em partes com diferenças de vários séculos. No caso do Novo Testamento destacamos que o primeiro evangelho a ser escrito foi o de Marcos por volta do ano 70 d.C., aproximadamente quarenta anos após a morte de Cristo. Já o evangelho de João foi terminado por volta do ano 100 d.C. E não se esqueça que esses evangelhos se baseiam em suma maioria nas histórias orais sobre Jesus por pessoas que jamais o conheceram.

fonte:
http://str.com.br/Atheos/contradicoes.htm

13 comentários:

Unknown disse...

Cara, achei muito interessante seu blog, discutir a religião é algo muito interessante, mas esse comentário que estou postando nessa seção, poderia estar postando em qualquer outra praticamente, porque seus comentários acabam levando a uma única reflexão, a de que a religião foi criada pelos homens, o que eu acho não ser uma surpresa.
Nesse sentido, também aprendemos com a própria história da humanidade que a religião é uma doutrina e o órgão que a igreja seria o estado social, o que comanda e sistematiza uma sociedade, o problema parte da forma como foi feita essa "manipulação" que se compara ao animalesco, o domínador muitas vezes provoca medo no ser dominado justamente para dominar, e que melhor fator se não o desconhecido e grandioso para causar medo nas pessoas?Quem não tem medo do desconhecido, confesso eu ter medo do desconhecido, o que nos diferencia das outras pessoas é nossa coragem de enfrentar o desconhecido com nossas próprias crenças.
Não acredito em Deus, não porque eu ache que´não se pode criar o universo em 7 dias como você comentou em uma página lá, até porque na minha concepção, Deus detem poder tal para fazer o que quiser, até mesmo deixar de existir e a partir da própria inexistência, voltar a existir, caso contrário não é Deus, é apenas uma entidade poderosa. Eu apenas não consigo conceber essa idéia de poder supremo. Mas é a minha crença, é uma verdade meramente indivídual que vai afetar somente a minha vida, mas não significa porém que Deus realmente não exista, afinal, o que eu sou diante de um Deus se não a insignificância, calro que tenho outras teorias que sustentam minha descrença mas não vem ao caso agora até porque já ecrevi quase uma tese completa XD.
Só pra tentar fechar á idéia (desculpe, eu as vezes me perco quando começo a escrever o que penso) eu acredito que a religião deva ser analisada de forma social, se retirar a devoção à Deus da Bíblia católica, vais ter em mãos um livro social muito interessante, amarás teu próximo e confiarás nele sem que este precise te provar ser confiável, e assim a sociedade se estruturaria de forma utópica, claro que o Ego humano é, sempre foi e acredito que continuará sendo a grande desgraça da sociedade humana.
Vou deixar um abraço só porque você teve o trabalho de ler até o final.
Abraço!!

Wolfbr disse...

primeiro, obrigado por ter gostado do blog :)

a igreja só faz parte do grupo de entidades que querem dominar o mundo,rsrsrsrs.

eu não concordo que o medo é a melhor maneira de dominação, mais infelizmente as pessoas foram criadas assim, se a pessoa perder o medo(algo possível, basta querer) ela estará livre da dominação.

tipo, seu filho não quer estudar, vc pode bater nele, ou explicar o porque do estudo ser importante.
se vc colocar medo nele, assim que ele não tiver medo, ele irá se rebelar contra ti, mas se ele entender a importância do estudo ele estudará por contra própria pensando no melhor para si mesmo.
-----------------------------------
vc disse:
até mesmo deixar de existir e a partir da própria inexistência, voltar a existir,

isso não seria logico, se ele fizesse isso, ele nunca deixaria de ter existido, seria como eu me matasse e voltasse a vida logo em seguida, se eu tivesse poder de cura, logo, eu não estaria morto, apenas "inconsciente", entendeu?
-------------------------------
você disse:
eu acredito que a religião deva ser analisada de forma social, se retirar a devoção à Deus da Bíblia católica, vais ter em mãos um livro social muito interessante,

nem é, de uma olhada na bíblia do cético, se quiser, pode conferir os textos na sua bíblia.

a bíblia tem pouca coisa boa, a igreja enfatiza isso, mas parece ignorar as matanças,o ódio,o preconceito(ja perdi amigos por causa de religião), o desrespeito a mulher e etc..

Unknown disse...

Hum, legal
de fato posso ter me precipitado com relação a Bíblia (até pelo momento histórico em que foi escrito e tal)
Mas quanto a Deus, não.
Não é um simples "poder de cura" saca? Vai mais além disso, como você disse, está longe de ser lógico, mas eu te pergunto se a propria exitência é lógica?
Me explica a lógica do universo, das dimensões, dos planos, do que há antes e depois do universo (Caos existêncial) ou como se define a existência do eterno (Ordem existêncial) e então eu poderei relevar essa idéia.

Vamos voltar a idéia de Deus, Não é um corpo, não tem estrutura física, plasmática, ou qualquer outra que queira imaginar. Se o conceito de Deus é: exitência onipotente, então estamos sim falando de poder infinito que sem esforço pode quebrar a lógica humana. se o poder é infinito, ela ultrapassa os limites da própria existência, caso contrário seria um poder limitado.

---------------------------------

A ideía do domínio pelo medo é um resquício das sociedades primitivas, acho que me expressei errado quando disse que é a melhor forma de dominação, eu pretendia dizer que é a forma mais rápida de fácil de se dominar, usando o exemplo da criança: se vc bate no seu filho, ele vai associar que se fizer tal coisa, vai apanhar, e ele vai associar também que ele vai apanhar porque ele é mais fraco, se ele é mais fraco, vai ter medo de reagir, por mais que ele acredite estar certo. O que vai contar são nossas ações, não nossos pensamentos, para quem domina, tanto faz o que você pensa desde que você faça o que lhe mandam fazer. Agora, e se "quem lhe bate" for algo que não existe na forma física para que você possa avaliar se você é ou não mais forte, se lhe imprimem a idéia de que você está indo contra a vontade de Deus Todo Poderos, alguns poucos vão ter sim coragem de se levantar contra, mas a maioria não, e se esse que se levanta contra for dominado, torturado e humilhado em público, e ainda te fazem crer que essa foi a vontade Divina, você terá ainda menos animo para se levantar contra.
Por isso digo que dominar pelo meno é mais rápido, fácil e com menos esforço do que dominar com a razão.
Até explicar algo e persuadir a outra pessoa de que isso é verdadeiro, além de que se a outra pessoa te questionar e você ficar em dúvida, você perderá seu poder de persuasão, então...

Ah! Eu quero deixar claro que não sou a favor do domínio pelo medo ou pela força, fiz apenas uma análise do que acredito ser fato, de como as coisas funcionam.
Tenha um bom dia.

Wolfbr disse...

onisciência, onipotência, onipresença são conceitos que existem mais não existem:
veja:

ONIPOTÊNCIA:
se deus é onipotente, ele seria capaz de fazer uma pedra tão grande que o mesmo não possa levantar?

se sim, ele não é onipotente, pois não pode levantar a pedra.

se não, ele não é onipotente, pois não pode criar a pedra.

------
Onisciência:
Se a Bíblia diz que Deus é onisciente e não se arrepende, por que esta mesma Bíblia diz que ele se arrependeu de sua criação?

Onipresença:
se ele está em todo lugar, então cadê ele, isso não se aplica somente ao conceito deus, e sim a todas as coisas, nada que é material pode estar em todos os lugares, e se fosse imaterial, não poderia interagir com as coisas materiais(ex: Deus), só a luz é onipresente.

veja mais:
http://semmedodeserdiferente.blogspot.com/2008/12/deus-pode-ser-onisciente-onipotente-e.html
----------

quanto mais conhecimento você tiver, menores são as chances de ser dominado por alguém.
como eu disse, o problema é que as pessoas são são criadas com o medo desde pequenas, e são poucos que escapam disso(cada mente funciona de uma maneira diferente).

um exemplo disso são as guerras/revoluções, em que os dominados cansaram de ter medo e resolveram lutar pelos seus ideais/sonhos/pessoas que amam e etc..
----
você disse:
Por isso digo que dominar pelo medo é mais rápido, fácil e com menos esforço do que dominar com a razão.

nem sempre meu amigo, nem sempre...
se a pessoa tiver um pouco de conhecimento e confiança em si mesma, o medo não funcionara muito bem, como eu já citei no caso das guerras/revoluções.

Unknown disse...

É por isso que É Deus ^^
Poder criar a pedra que ele pode e não pode caregar.
E é por isso também que não acreditamos na existência de tal.
(quero dizer, pelo menos eu, não sei você nem seus motivos)

-------------------------------

Até onde sei, Deus é infinito, ou seja, fazemos parte de Deus, e não que eu estou aqui e Deus está ao meu redor. É como se a existência e o que vai além do limite da existência fossem Deus, e nó estamos contidos dentro disso.

-------------------------------

Sim, com certeza nem sempre, mas na grande maioria..., e de qualquer forma, nem toda guerra/revolução dos dominados acaba com a vitória dos mesmos, caso contrário, a igreja católica não teria conquistado tanto na idade média.

-------------------------------

Wolfbr disse...

mas a inquisição já passou, isso que importa, se as pessoas aceitassem isso caladas, até hoje a igreja estaria queimando "infiéis" na fogueira.

só por curiosidade, você é agnóstico?
claro que não tenho nada contra, até porque agnosticismo é "parecido" com o ateísmo, porem tem as suas diferenças(assim como catolicos e cristãos).

o que você chama de deus, eu chamo de natureza :)

Unknown disse...

Cara, nunca pensei no assunto, mas se o que você se refere como "agnóstico" e "ateu" for no sentido natural de "doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto" e "aquele que nega a existência de Deus" respectivamente, então creio ser simplesmente ateu (sabe como é, ainda tem gente que considera ateu sinônimo de satanista, não que seja o seu caso, quero dizer, pelo menos não é o que me parece).

O que eu chamo de Deus não pode ser comparado à natureza, acredito que Deus ultrapasse essa noção de totalidade (algo que só Deus pode, e que por isso chegamos na condição de ter de crer ou não em sua existência, pois ele pode ou não existir)

Wolfbr disse...

ateu nega a existência de deus por motivos lógicos, so acreditara na existência do mesmo se houver "evidencias", já um agnóstico acha que deus é algo muito complexo para os seres humanos intenderem.
logo,você é agnóstico.
-------
deus pode ou não existir, mas pra você ter uma idéia, é mais provável que o papai noel exista do que deus, o universo não é perfeito, ninguém é perfeito, a natureza não é perfeita, dada é perfeito.
--------
como um ser "perfeito","onipotente","onisciente","onipresente" poderia criar algo "imperfeito"?
se deus fosse perfeito, logo, a sua criação deveria ser.
------------
e se realmente há um deus, onde ele está? olhe o mundo ao redor, um mundo imperfeito como esse poderia haver um deus?
--------------
não podemos "afirmar" que deus existe, até porque "não" há evidências que prove isso, se eu falar que existe unicórnios no solo de marte ou sorveterias em plutão você provavelmente não acreditará nisso.
-------------
porque? porque não é lógico, não faz sentido, seria irracional acreditar em uma coisa dessas:
deuses, duendes, fadas, gnomos, anjos, disco voadores, médiuns, paranomias,boto,sereias e etc... parece que a terra é um local do universo onde tudo pode acontecer ¬¬.

-----------
eu não deixei de acreditar em deus por revolta, e sim por motivos lógicos ;)
---
e outra, como um ateu pode se satanista se o mesmo não acredita na existência de satã?
---

Murilo disse...

Caro autor das contradições, existe um erro fatal no que se diz respeito à interpretação dos textos bíblicos. Jamais leia um texto (capítulo ou versículo) isoladamente sem entender o contexto da época em que o mesmo foi escrito. Tal como eu posso sim encontrar uma contradição nas cartas de Paulo, porém sei que cada Igreja para qual ele escreveu estas cartas tinha uma capacidade de compreensão e aceitação diferente ou passava por uma complicação diferenciada das demais. Portanto foi solicitado que uma regra deve ser seguida por uma igreja, porém para outra igreja não foi lhe solicitado isso e sim uma outra doutrina. Entendamos que Deus é sábio e inteligente e nunca precisou alterar textos para poder "provar" sua existência e permitiu sim que haja algumas possíveis contradições. Citei as cartas, mas posso dizer também dos Evangelhos. Cada um foi escrito por pessoas diferentes, em tempos diferentes de acordo com a sua versão. Seria como eu, você e mais duas pessoas testemunharmos a vida de uma pessoa por aproximadamente três anos e meio e depois de alguns anos
(os Evangelhos não foram escritos no exato momento em que os acontecimentos ocorriam) fôssemos descrever a vida dessa pessoa e seus atos. Podemos sim entrar em contradição, concorda? A memória de cada um se encarregará de citar diferentes visões. Mas ai muitos diriam - "e porque Deus não alterou a Bíblia e deixou estes erros?" - Isso faz de Deus um Ser Maravilhoso, faz a mim e a ti um Evangelho possível, pois se homens capazes de errar em suas Escritas escreveram a Bíblia, porque eu não O posso servir? Sendo que todas as contradições não alteram o foco central das Escrituras que é a salvação do homem. É óbvio que há sim coisas que somente se pode aceitar pela fé como crer que Jesus nasceu de uma virgem e que é o Filho de Deus. Ninguém tirou o DNA dele para ver se era filho de José ou não e também ninguém na atualidade esteve presente na época para comprovar que Ele era o Filho de Deus. Porém da mesma forma um fato somente é científico se o mesmo passar pela observação e experimentação, uma vez que se uma pesquisa científica não passar por estes dois primeiros passos (fora a formulação de hipóteses, previsibilidade e controle) não passa de teoria. Sendo assim toda a Teoria da Evolução não passa de realmente teoria e não consegue se tornar um fato científico e o que hoje é quase aceito como fato, na verdade é uma verdadeira demonstração de fé por parte de alguns que se dizem crer no Evolucionismo. Desta forma eu por fé creio que Jesus era o Filho de Deus e muitos crêem por fé que o homem é um sucessor do macaco e etc. Sendo assim tanto na religião quanto na ciência haverá dúvidas que nunca serão provadas, pelo que a Ciência em sua metodologia pode ser falha e a religião não provável. Eu acredito que o homem foi formado do barro, sei que pela fé aceito isso mesmo sabendo que os mesmos elementos químicos que se encontram na terra estão presentes no corpo humano. Bem sei também que serei visto como um ridículo em crer nisso, mas quando um cientista descobriu um "pedaço de osso" e deste fez uma projeção de um ancestral do homem, logo em seguida saiu nas revistas de ciência que uma nova descoberta revolucionária científica ocorreu. Passado algum tempo descobriram que na verdade o "pedaço de osso" era um dente de porco. Tenho fé que fomos criados do barro, mas o ser humano em sua fé conseguiu formar um homem a partir de um dente de porco. Entendemos que da mesma forma que o cristão tem fé em acreditar no Criacionismo o ateu também tem fé para crer em algo que nunca conseguiu e nem conseguirá observar e experimentar, tornado assim o Evolucionismo uma teoria. Não vou explicar todas estas supostas contradições, pois levará muito tempo, mas garanto que todas podem ser explicadas. Continua...

Murilo disse...

...Olhando por cima vejo a mentira sendo tratada. Em uma parte diz que não se pode mentir e em outra diz que Deus colocou o espírito de mentira na boca de alguém para que profetizasse erroneamente ao rei. Isso é fácil de explicar. Sim, a mentira é abominável para Deus e ponto final. Porém no caso do livro de Reis o rei era um homem sem caráter e desobediente às leis divinas. Em uma das reuniões angelicais um anjo caído (demônio) apareceu no Céu e pediu para ser um espírito de erro na boca de um dos profetas (que eram homens sem caráter também, profetizando somente aquilo que queria e não conforme à vontade de Deus) do rei. O que Deus fez foi permitir que este confirmasse a vontade do rei, uma vez que este estava obstinado pelo pecado. No Novo Testamento Paulo cita a operação do erro, pois neste tempo atual vemos pessoas crendo que objetos, animais e outras coisas mais são deuses capazes de lhes dar a salvação e Deus por conhecer o desejo destas pessoas em crer naquilo que é falso mesmo diante do Deus verdadeiro envia sim a operação do erro para que aqueles que tem seus corações voltados ao erro e falsos deuses creiam na mentira. Na verdade Deus apenas permite que tudo que aceitam como erro opere sinais, maravilhas e milagres. Alguém como eu que conheço a verdade posso muito bem começar a partir de agora acreditar que o meu computador é Deus e mediante isso ele começa a efetuar "milagres", pois se eu bem sei que Deus existe e mesmo assim quero por livre vontade acreditar que minha máquina é um operador de milagres, Deus envia sim de uma forma permissiva a operação do erro para que o desejo do meu coração impuro seja cumprido de acordo com o meu fraco discernimento. Sendo assim, Deus permite que eu caia no erro devido o meu coração impuro. Tenha certeza de que este espírito de mentira nunca será permitido na vida de alguém que busca e/ou ama a verdade. Quanto às outras "contradições", todas são explicadas, porém leva tempo devido ter que se explicar o contexto cultural da época, ou o motivo pelo qual isso aconteceu por exemplo. Apesar de ser um cristão eu gostei muito deste blog, pois testa nossos conhecimentos. Seria interessante se todos os cristãos o lessem regularmente pelo menos. As perguntas e contradições são boas em sua maioria e nos faz refletir. Confesso que no meio religioso há muita gente leiga e com pouco conhecimento, mas não se pode tê-los como base para criticar o cristianismo. Eu poderia também citar várias pessoas que conheço que se dizem ateus, mas que não sabem uma conta de multiplicação. Respeito os ateus, pois suas convicções são baseadas em argumentos reais e prováveis em sua maioria, amo a ciência e se um dia eu tiver tempo mostro como muito do que a ciência provou se encaixa nas Escrituras como a Era Glacial, ou a idade da Terra e outras coisas mais. Não me irrito com perguntas como esta, pois eu queria muito que todos os cristãos antes de entrarem para este caminho refletisse nisso, toda convicção deve passar por três estágios: observação, análise e crítica. Passando por estas três fases sua ideologia dificilmente será quebrada, porém se não passar por estas fases um cristão corre o risco de um dia ficar atordoado com questões como algumas que li neste blog. Acho ótimo quando alguém que começou a ir para a igreja agora me faça perguntas como as que li em uma outra página neste blog, pois vejo que o desejo de buscar a Deus não é somente emocional, mas também racional. Os que servem a Deus ou crêem n'Ele por emoção facilmente terão suas crenças abaladas mediante os acontecimentos da vida, mas alguém que reflete e questiona Deus e tudo que gira em torno d'Ele, faz de seu alicerce uma base racional que suportará qualquer vento ou colisão. Parabéns ao autor deste blog e a todos que comentam no mesmo. Sem ironia digo estas palavras tanto que já imprimi as 60 questões que farão alguém se tornar ateu e pretendo levar na igreja que frequento para que as mesmas sejam lidas pelo líder e respondidas pelos demais. Forte abraço a todos.

Rafael disse...

Olha meu querido, Jesus era sim pacífico, o motivo de ele ter falado que veio trazer dissenções entre pai e filho mãe e filha, é porque na época já era notório pessoas como vc, que negasse a divindade Dele, ele sabia que na mesma família iria ter pessoas umas contra outras, não por guerra de armas, a intensão de Cristo não era essa nessa fala, mas de pensamentos e sentimentos, eu te provo isso, vc fala que DEUS não existe, se na sua família tem alguém que acredita em DEUS, e vc refuta o mesmo, vc e seu pai já esta em guerra, ou seja la quem for, sua mãe, seu irmão etc. Mas agora vc entende a guerra que Cristo veio trazer, pois antes dele não havia pessoa que mudasse o mundo, a sua existência é tão veraz que depois dele o mundo se dividiu em dois A.C e A.D, bom vc já sabe o que é isso, MAS enquanto ele ser pacífico está explicado ou precisa mais argumento?

Rafael disse...

Olha meu querido, Jesus era sim pacífico, o motivo de ele ter falado que veio trazer dissenções entre pai e filho mãe e filha, é porque na época já era notório pessoas como vc, que negasse a divindade Dele, ele sabia que na mesma família iria ter pessoas umas contra outras, não por guerra de armas, a intensão de Cristo não era essa nessa fala, mas de pensamentos e sentimentos, eu te provo isso, vc fala que DEUS não existe, se na sua família tem alguém que acredita em DEUS, e vc refuta o mesmo, vc e seu pai já esta em guerra, ou seja la quem for, sua mãe, seu irmão etc. Mas agora vc entende a guerra que Cristo veio trazer, pois antes dele não havia pessoa que mudasse o mundo, a sua existência é tão veraz que depois dele o mundo se dividiu em dois A.C e A.D, bom vc já sabe o que é isso, MAS enquanto ele ser pacífico está explicado ou precisa mais argumento?

Rafael disse...

Olha meu querido, Jesus era sim pacífico, o motivo de ele ter falado que veio trazer dissenções entre pai e filho mãe e filha, é porque na época já era notório pessoas como vc, que negasse a divindade Dele, ele sabia que na mesma família iria ter pessoas umas contra outras, não por guerra de armas, a intensão de Cristo não era essa nessa fala, mas de pensamentos e sentimentos, eu te provo isso, vc fala que DEUS não existe, se na sua família tem alguém que acredita em DEUS, e vc refuta o mesmo, vc e seu pai já esta em guerra, ou seja la quem for, sua mãe, seu irmão etc. Mas agora vc entende a guerra que Cristo veio trazer, pois antes dele não havia pessoa que mudasse o mundo, a sua existência é tão veraz que depois dele o mundo se dividiu em dois A.C e A.D, bom vc já sabe o que é isso, MAS enquanto ele ser pacífico está explicado ou precisa mais argumento?