quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

26 Perguntas Embaraçosas para Cristãos

1. Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco ao deixar a difusão de sua palavra a cargo de mentirosos e aproveitadores? Um pai amoroso deixaria seus filhos a mercê de mestres mal intencionados se soubesse o caráter deles?

2. Se o universo é, por definição, tudo o que existe e está em todo lugar, por que tem gente que vive perguntando “então de onde veio o universo?”. Existe lugar fora do universo?

3. Se a Bíblia diz que Deus é onisciente e não se arrepende, por que esta mesma Bíblia diz que ele se arrependeu de sua criação?

4. Por que Deus mandou o dilúvio para eliminar o mal na Terra, mas a nova humanidade continuou má? Deus falhou? Se ele sabia que não ia surtir efeito por que o fez? Resolveu se divertir brincando de afogar as pessoas e inventou tal desculpa?

5. Se Deus é imutável, porque ele precisou “mudar as regras” enviando Jesus a Terra?

6. Por que um deus sábio que tudo pode, ao invés de resolver tudo rápida e racionalmente, teve que se tornar carne para sacrificar a si próprio, para satisfazer a si mesmo, para livrar sua criação de sua própria ira? Será que Deus é insensato e masoquista? Ou isso tudo são invenções de homens primitivos desprovidos de lógica que escreveram a Bíblia?

7. Por que deístas e teístas dizem que precisaríamos vasculhar todos os lugares do universo e não encontrar Deus para afirmar que ele não existe, quando precisaríamos somente não encontrá-lo em um lugar, visto que é supostamente onipresente?

8. Se Deus não causa confusão, o que dizer da torre de babel e dos milhares de facções cristãs se digladiando?

9. Cristãos dizem que na morte os bebês vão direto para o céu, então por que são contrários ao aborto nos casos de gravidez por estupro ou quando põe em risco a vida da mãe?

10. Por que Deus permite que uma criança nasça sabendo que ela no futuro vai ser condenada ao sofrimento eterno no lago de fogo e enxofre se ele a ama? Ou não ama?

11. Como Deus pode ter emoções como ciúme, raiva e tristeza, se ele é onisciente e estas são reações ao imprevisto ou frustrações de planos?

12. A Bíblia diz que as lembranças sobre o passado na Terra serão todas apagadas nos que forem salvos. Mas não somos nossa memória? O que Deus salvará então, zumbis?

13. Por que Deus abriu o mar vermelho para salvar os judeus do Egito, mas não abriu os portões dos campos de concentração durante a segunda guerra mundial?

14. Em Isaías 40:28 diz “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?”. Então como é que Moisés diz que Deus descansou no sétimo dia da criação?

15. Se alguém nasce com problemas mentais, seu espírito também tem problemas mentais?

16. Quando um velho caduca seu espírito também envelheceu?

17. Por que danos ao cérebro podem mudar a personalidade como, por exemplo, tornar um pai amoroso indiferente com os filhos, se nossa essência está no espírito?

18. Cristãos gostam de dizer que Jesus sacrificou sua própria vida por nós, mas se ele era Deus e não podia errar nem ser condenado e agora está vivo no céu como dono de tudo... O que ele sacrificou mesmo?

19. Se o design de Deus é tão inteligente, porque os homens possuem mamilos se não precisam dar de mamar e ainda podem ser acometidos de câncer?

20. Por que os cristãos dizem que certos fatos são “planos de Deus” se planos são oriundos de mentes limitadas que tentam prever o futuro para minimizar erros?

21. Por que precisamos de um corpo se nosso espírito pode fazer tudo o que fazemos e até melhor?

22. Se, como dizem os crentes, nada ocorre sem consentimento de Deus e tudo é “plano dele”, ele planejou todos os males, dor e catástrofes que ocorrem com a humanidade?

23. Se Deus concedeu o livre arbítrio por que castiga e condena os que não concordam com ele?

24. Muita gente acredita em fantasmas de pessoas e animais mortos, então por que só há relatos de fantasmas de pessoas e bichos da fauna atual, mas ninguém vê fantasmas de homo herectus, neanderthais, nem dos gigantescos dinossauros ou mamutes cuja existência é confirmada por fósseis e corpos congelados?

25. Se Jesus era filho de Deus com Maria, porque há uma árvore genealógica nos evangelhos onde Jesus é filho de José?

26. Por que a maioria dos atributos de Deus é característica da inexistência: Sem corpo, imaterial, incompreensível, invisível, imperceptível?
Postado por Jonas Alexandre

fonte: http://obomherege.blogspot.com/2008/12/26-perguntas-constragedoras-para-os.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa essas perguntas.