quinta-feira, 18 de setembro de 2008

NÃO EXISTE LIVRE-ARBÍTRIO!

O que antes era uma especulação filosófica, agora possui comprovação científica.

Uma experiencia feita no centro Bernstein de neurociência computacional, em Berlim, colocou em xeque o que costumamos chamar de livre-arbítrio: a capacidade que o homem tem de tomar decisões por conta própria.

As escolhas que fazemos na vida são mesmo nossas. Mas não são conscientes. Voluntários foram colocados em frente a uma tela na qual era exibida uma seqüencia aleatória de letras. Eles deveriam escolher uma letra e apertar um botão quando ela aparecesse. Simples, não? Acontece que, monitorando o cérebro dos voluntários via ressonância magnética, os cientistas chegaram a uma descoberta impressionante.

Dez segundos antes de os voluntários resolverem apertar o botão, sinais elétricos correspondentes a essa decisão apareciam nos córtices frontopolar e medial, as regiões do cérebro que controlam a tomada de decisões. “Nos casos em que as pessoas podem tomar decisões no seu próprio ritmo e tempo, o cérebro parece decidir antes da consciência”, afirma o cientista John Dylan-Haynes.

Isso porque a consciência é apenas uma “parte” do cérebro – e como a experiência provou, outros processos cerebrais que tomam decisões antes dela. Agora os cientistas querem aumentar a complexidade do teste, para saber se, em situações mais complexas, o cérebro também manda nas pessoas. “Não se sabe em que grau isso se mantem para todos os tipos de escolha e de ação”, diz Haynes. “Ainda temos muito mais pesquisas para fazer”.

(Super-Interessante, Set/2008 p.40-41)
---




Estou louco pra saber qual a desculpa que os believers darão para adaptar essa nova descoberta científica à noção de que deus deu livre-arbítrio ao homem.

Ai vem outro fator importante, genética!! livre arbítrio ? como pode ser se nossos genes definem tudo em nossa vida? até mesmo definem o tipo de pessoa com a qual nos daremos bem e também se alguem tem mais chances de se divorciar....diante disso, como podemos afirmar que existe alguma escolha? nossos genes praticamente escolhem quase tudo por nós, então como podemos tomar alguma decisão que não nascemos pra tomar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo Amor de Deus(ou da não existência dele..)leiam Bejamin Libet e Tor Norretranders e coloquem informações valiosas prá dentro...
As coisas que mais me aborrecem são os dogmas das religiões e os da ciência...uma briguinha irritante...os links:

http://br.geocities.com/existem_espiritos/livre_veto


http://www.nehrlich.com/book/userillusion.html

Wolfbr disse...

você pode colocar um resumo do ponto de vista deles, o que você entendeu, as informações que você absorveu.