terça-feira, 8 de julho de 2008

Igreja anglicana aprova bispas e Vaticano lamenta

ROMA - O Vaticano lamentou nesta terça-feira a aprovação de mulheres bispos pela igreja anglicana e afirmou que a decisão constitui "um novo obstáculo para a reconciliação" entre as duas igrejas. O Sínodo Geral da igreja anglicana autorizou na segunda-feira a ordenação de bispas, assunto polêmico responsável por uma grande divisão interna entre liberais e conservadores.

A decisão foi tomada após um longo e caloroso debate de mais de seis horas entre os membros do Sínodo Geral. Há dois anos, a igreja, que ordenou sua primeira bispa em 1994, já tinha se comprometido a aceitar a ordenação de mulheres. No entanto, faltaram definir os requisitos a serem preenchidos pelas candidatas e acalmar de alguma forma os conservadores contrários à decisão.

O Vaticano afirmou que a decisão terá conseqüências no diálogo entre as duas igrejas. Em um comunicado, a Santa Sé disse que a nova medida constitui uma desvinculação da tradição apostólica respeitadas por todas as igrejas no primeiro milênio de existência.

A decisão deve ser novamente discutida em fevereiro próximo, antes que seja colocada em prática.

Cerca de 1.300 reverendos anglicanos ameaçam realizar um cisma religioso se a Igreja não estabelecer códigos específicos nos pontos mais controversos, como a ordenação de mulheres, sacerdotes homossexuais e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Religiosos contrários à ordenação de mulheres manifestaram sua insatisfação em cartas enviadas ao Arcebispo de Canterbury.

fonte:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/07/08/igreja_anglicana_aprova_mulheres_bispos_vaticano_lamenta-547142241.asp

---

A igreja católica não é machista, gente, é só tradição...

"A decisão foi tomada após um longo e caloroso debate"
alguem imagina o que é isso?

http://ateus.net/humor/cartoons/argumentacao_biblica.php



Nenhum comentário: