terça-feira, 13 de maio de 2008

Tomara que vire moda agora?

O verdadeiro ‘deus’ deste mundo é representado não por uma cruz ou por uma estrela, é ele normalmente representado por cifrões ($$). É, meu caro e nobre leitor…para quem ainda duvida, veja que a força de referido ‘deus’ consegue derrubar os mais fortes adversários.

A ICAR acaba de perder uma mamata; foi um direito de esquerda no queixo de fazer qualquer um ver estrelas: numa só tacada ela perdeu, nada mais, nada menos do que 11,7 milhões de euros, pouco mais de 141 milhões anuais e a isenção de impostos (nem faça as contas, é dinheiro à perder de vista!).

E o que teria motivado essa decisão? Simples: O governo da Espanha retirou a ajuda financeira oficial à Igreja Católica no país, depois que a instituição se opôs ao casamento gay e chegou a pedir votos para a oposição nas últimas eleições (misturar religião e política nunca dá certo mesmo!).

Mas veja: não pense você que o Estado Espanhol morre de amores pelos gays, viu? (menino ingênuo!). A bem da verdade, assim como qualquer governo, a Espanha morre de amores por: Dinheiro! Isso mesmo: dinheiro!

O que motivaria essa minha afirmação? Simples: apesar de inexistirem estatísticas mundiais confiáveis, estima-se, por exemplo, que o consumidor gay gasta 30% a mais em bens de consumo em comparação com um heterossexual de mesma condição social; além disso, geralmente tem maior nível de escolaridade, raramente possuem prole….e o resultado: mais dinheiro no bolso; tanto que as paradas gays do mundo inteiro contam com patrocinadores de vulto, como Bank of America, MasterCard, Pepsi, Delta Airlines, entre outros.

O mercado está tão ávido pelo chamado ‘pink money’, que as empresas estão voltando os olhos para este tipo de público (exemplo disso é a American Life, que, no Brasil, por exemplo, lançou o ‘Vida Freedon’, primeiro seguro de vida para casais gays do País). Afinal, que importa a sexualidade, se a pessoa tem dinheiro?

E a política segue no mesmo sentido, vergando-se aos pés daqueles que detém em seu poder o mais adorado e desejado objeto de culto: $$$$. Com o governo espanhol não poderia ser diferente.

Assim, pouco adiantou a ICAR bater o pezinho e fazer beicinho: quando insistiu em posicionar-se (sem trocadilhos, faz-favor!) contra o casamento gay, fazendo campanha contra (ué…a Igreja não deveria manter-se fora da política?), o governo resolveu dar um basta na farra e acabar com o financiamento público.

Fazer o quê? C’est la vie!

Claro que o governo ofertou outra justificativa, seria inconcebível a admissão de um ‘monetarismo’ como esse, né? O secretário de Liberdades Públicas, Sr.Álvaro Costa, disse à BBC Brasil que tratava-se de ” um financiamento excessivo”, enquanto que o professor de Direito Eclesiástico da Universidade Pública de Navarra, Alejandro Gutiérrez, comentou que, por se tratar de um país laico desde 1845, que a medida “até demorou a chegar” bem como:

Mais de 100 mil sacerdotes vinham recebendo esses privilégios de estar isentos de pagar impostos de tributação, enquanto um professor, um jornalista ou um funcionário público deve pagar por comprar uma casa”

É duro…além de não receber mais a mesada ainda terão de pagar impostos, quanta injustiça. A ICAR está inconsolável com a perda da receita, o vice-secretário para assuntos econômicos da Conferência Episcopal Espanhola, Fernando Giménez Barriocanal alegou que:.

“A demanda de serviços religiosos é altíssima. Mais de 7 milhões de católicos vão às missas cada domingo na Espanha e atendemos a mais de 2,4 milhões de pessoas em centros sociais como asilos, ambulatórios, orfanatos, centros de reabilitação ou albergues para mendigos. Mas, para tudo isso acontecer, a Igreja tem que poder viver a sua fé, anunciando-a e expressando-a em liberdade”

Claro que ninguém fica de braços cruzados ao ver seu cofrinho esvaziando assim, né? A ICAR resolveu investir forte em propaganda, pedindo aos otários fiéis, mais dinheiro, estão se dedicando a isso com tanta ou mais força do que em propagar o evangelho, a propaganda esmoleira invadiu redes de TV, rádios, jornais e até uma versão boca-a-boca. A campanha foi intitulada “Por tantos, programa para a sustentação econômica da Igreja”.

E não poderia deixar de ser diferente: outro ‘deus’ poderoso deste mundo é a mídia, não?

O fenomenal empenho da ICAR é devidamente motivado pois, além de ter de cobrir o rombo deixado pelo governo espanhol, terão ainda de tapar outro ocasionado pela nova obrigatoriedade de pagar os impostos que jamais haviam sido pagos.

Isso me faz lembrar um dos novos ‘pecados capitais’ instituídos pela ICAR: ‘tornar-se extremamente rico’. Ué…..se tornar-se extremamente rico é pecado, tornar-se pobre seria então uma espécie de elevação ou ‘santidade’ (por certo que meu pensamento é equivocado….não pode ser isso, se o fosse, os clérigos deveriam ficar felizes com os rombos! Ou não?

Que seja! Na próxima eleição de papa, dirão ‘habemus money’ !

Fonte: BBC[http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080509_igrejaespanhaanelise_ba.shtml] Brasil

--
se a moda pega.

Nenhum comentário: