sábado, 8 de março de 2008

Moisés agiu sob efeito de alucinógenos

Em um artigo provocador publicado esta semana pelo Time and Mind, um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou, e isso é muito provável, de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.

"A Bíblia afirma nesse sentido que 'o povo vê sons' e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode 'ver' a música", acrescentou.

Também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. "Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas", explica.

"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.

Segundo este pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona esta árvore freqüentemente, e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.

fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2654721-EI312,00.html

se até Jesus Cristo transformou água em vinho pra não parar de beber, quem é Moisés pra achar seu limite?

2 comentários:

Anônimo disse...

Curioso, muitos materialistas tem usado essa tese como um fato que desmerece a religiosidade cristã. Porém, na verdade isso, ao contrário, só fortalece a idéia do quão as plantas psicotrópica são fundamentais para a abertura de consciência. O curioso é que os ateus convictos que conheci até hoje são em geral também muito reacionários, então até entendo porque eles consideram que o uso de psicotrópicos é um demérito para uma religião. Em todo caso, e não muito a propósito do tema do post, mas do blog, aqui vai uma citação COMPROVADA de Einstein: "Then there are the fanatical atheists whose intolerance is of the same kind as the intolerance of the religious fanatics and comes from the same source. They are like slaves who are still feeling the weight of their chains which they have thrown off after hard struggle. They are creatures who—in their grudge against the traditional ‘opium for the people’—cannot bear the music of the spheres. The Wonder of nature does not become smaller because one cannot measure it by the standards of human moral and human aims."

Wolfbr disse...

Porém, na verdade isso, ao contrário, só fortalece a idéia do quão as plantas psicotrópica são fundamentais para a abertura de consciência.
----
hahaha, então eu vou fumar maconha e falar com deus?
blz, se os deus existissem, não seria mais fácil eles se comunicarem com as pessoas sóbrias?

abrir consciência? geralmente pessoas que usam drogas são aquelas que tem uma mente bem fechada, que matam para sustentar o vício, que usam o vício para fugir da realidade, a mesma coisa acontece na religião ;)