Na verdade, Deus não será morto, mas será colocado em plena dúvida. Para quem já leu Bertrand Russell e está cansado de se enrolar em debates com teístas, aqui vai a dialética simples e fácil de como inverter o caso e colocar o teísta em dúvida!
Dawkins enrolou no livro "Deus, um delírio" e não citou Russell como deveria!
A argumentação é velha, mas, muitos não devem conhecer. Bom, em 5 passos, coloque o teísta em dúvida! Prestem atenção em algumas falácias do teísta:
- Ele alega coisas do tipo: "Não, isso não pode ser possível! Não, não parece possível! Não vejo meios através dos quais isso possa ser verdade!"
Esse argumento é a falácia da incredulidade. Ele é baseado na pura ignorância em questão, que no caso é metafísica.
Bom, sem enrolação, aqui vai!
1 - O teísta alega que o Universo precisou ser criado. O que você faz? Responda:
- Mas, quem disse que o Universo precisou criado?
2 - O teísta certamente responderá algo do tipo:
"Ora, se o Universo não foi criado, de onde você acha que ele veio, do nada? Isso é impossível!" Então, você responde:
- Entendi. Você pensa que o Universo teve de ser criado para ser enquanto tal. Já que você só consegue pensar na alternativa de criação que teve origem na corrente hebraica, pergunto-lhe:
Quem criou Deus? Ora, se Deus não foi criado, você tem apenas uma alternativa: dizer que ele sempre existiu.
3 - O teísta então, diz: "Mas é claro, Deus é o único ser que não fora criado, ele sempre existiu, ele é a causa de si próprio"!
Então, você:
- Ora, se Deus é a causa de si próprio, a causa primeira, então não há causa externa para ele. O princípio da causalidade não se aplica à causa primeira. É isso que significa dizer que algo é a sua própria causa: não há causa além de sua própria para sê-lo.
Mas então, se é que pode existir algo sem causa, então isso pode ser perfeitamente aplicado ao Universo!
4 - O teísta retruca: "Mas, então você quer dizer que o Universo sempre existiu? Isso.. não, isso não é possível!"
Você: Não é possível? O Universo pode ter sempre existido, sem necessariamente ter sido criado. Se você diz que é possível algo ser per si, sem uma causa, então a mesma regra, do ponto de vista metafísico, também pode ser aplicada ao Universo!
5 - O teísta: "Mas .. Mas.. não.. não é possível!"
A partir daí, o teísta começa a se enrolar, pois, se ele diz que pode existir algo eterno, sem causa além de si, então a mesma lógica pode ser aplicada ao Universo!
Para Aristóteles, o Universo seria eterno, sempre existira. A idéia grega é muito mais parcimoniosa do que incluir um Deus criador e adicionar mais um ente metafísico!
Fonte: Esta argumentação está presente em um artigo de Bertrand Russell, intitulado: "Por que não sou Cristão".
E também há tais idéias no livro sobre Russell: "No que acredito".
Aproveitem! Coloquem a metafísica teísta em plena situação de esmagamento!
Alguma objeção?
fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26688928&tid=2567874527291497002&na=1&nst=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
deus nao pode ser orto mas sim preso como ele prendeu seu irmao encontre se a odio por que tu elcontrara o perdido.
va onde todos vao para que ele te conti a verdade
As pessoas acreditam naquilo que querem acreditar, em Deus ou na lógica, mas nada adianta isso se você não souber usar tal crença para se sobressair e ter uma vantagem sobre as pessoas na luta pela vida.
Ninguém nunca viu deus e nem vai ver e mesmo se a inexistencia de deus for provada, ainda haverá pessoas que não acreditaram devido ao fanatísmo e a comodidade.
EU ODEIO ESSE DEUS INJUSTO,DA DOR,DA ANGÚSTIA,DO SOFRIMENTO,DA MISÉRIA,DA VERGONHA,DO FRACASSO. PRA MIM DEUS NÃO SERVE PRA PORRA NENHUMA.
Jesus cristo disse:COMEI O MEU COPO QUE É DADO PRA VÓS. Que viadinho romântico! ESSE BAITÔLA TINHA MUITO ERA SENVERGONHICE NO LOMBO.VIADO NOJENTO!
Jesus cristo disse:COMEI O MEU CORPO QUE É DADO PRA VÓS. Que viadinho romântico! ESSE BAITÔLA TINHA MUITO ERA SENVERGONHICE NO LOMBO.VIADO NOJENTO!
Concordo plenamente
Postar um comentário