ROMA - O Vaticano lamentou nesta terça-feira a aprovação de mulheres bispos pela igreja anglicana e afirmou que a decisão constitui "um novo obstáculo para a reconciliação" entre as duas igrejas. O Sínodo Geral da igreja anglicana autorizou na segunda-feira a ordenação de bispas, assunto polêmico responsável por uma grande divisão interna entre liberais e conservadores.
A decisão foi tomada após um longo e caloroso debate de mais de seis horas entre os membros do Sínodo Geral. Há dois anos, a igreja, que ordenou sua primeira bispa em 1994, já tinha se comprometido a aceitar a ordenação de mulheres. No entanto, faltaram definir os requisitos a serem preenchidos pelas candidatas e acalmar de alguma forma os conservadores contrários à decisão.
O Vaticano afirmou que a decisão terá conseqüências no diálogo entre as duas igrejas. Em um comunicado, a Santa Sé disse que a nova medida constitui uma desvinculação da tradição apostólica respeitadas por todas as igrejas no primeiro milênio de existência.
A decisão deve ser novamente discutida em fevereiro próximo, antes que seja colocada em prática.
Cerca de 1.300 reverendos anglicanos ameaçam realizar um cisma religioso se a Igreja não estabelecer códigos específicos nos pontos mais controversos, como a ordenação de mulheres, sacerdotes homossexuais e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Religiosos contrários à ordenação de mulheres manifestaram sua insatisfação em cartas enviadas ao Arcebispo de Canterbury.
fonte:---
A igreja católica não é machista, gente, é só tradição...
"A decisão foi tomada após um longo e caloroso debate"alguem imagina o que é isso?
http://ateus.net/humor/cartoons/arg
Nenhum comentário:
Postar um comentário